Sobre Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Criado em 01/01/1985
Rio de Janeiro - RJ - BR
Sobre a Escola
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é uma unidade técnico-científica da Fiocruz que promove atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da Educação Profissional em Saúde. A EPSJV oferece cursos técnicos de nível médio, de especialização e de qualificação nas áreas de Vigilância, Atenção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais, Manutenção de Equipamentos e Radiologia, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde.
A EPSJV coordena e desenvolve programas de ensino em áreas estratégicas para a Saúde Pública e para Ciência e Tecnologia em Saúde; elabora propostas para subsidiar a definição de políticas para a educação profissional em saúde e para a iniciação científica em saúde; formula propostas de currículos, cursos, metodologias e materiais educacionais; e produz e divulga conhecimento nas áreas de Trabalho, Educação e Saúde. A Escola também é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação de Técnicos em Saúde e Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).
Com o objetivo de disseminar conhecimento em sua área de atuação, a Escola Politécnica edita o periódico científico “Trabalho, Educação e Saúde”; coordena a Biblioteca Virtual sobre Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS); publica a revista jornalística “Poli – Saúde, Educação e Trabalho”; edita livros e material educativo sobre suas áreas de atuação; sedia ainda a Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, que integra a Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, criada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) como espaço para produção e análise de informações e conhecimento nessa área.
Na Escola Politécnica, a pesquisa, além de ser uma área de atuação, também é um princípio educativo na formação de seus alunos. A EPSJV também coordena o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, que proporciona a jovens do ensino médio a vivência no ambiente de pesquisa.
Gestão Participativa
Na Escola Politécnica, assim como em toda a Fiocruz, a gestão é participativa. Na prática, isso significa que as decisões são tomadas após deliberação em colegiados, conselhos e discussão em Câmaras Técnicas. O diretor da unidades é eleito por voto direto, assim como os coordenadores de laboratórios
Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo (CD) da EPSJV decide sobre questões orçamentárias, de gestão, ensino, pesquisa, eleitorais, processos de trabalho, movimentação de trabalhadores, entre outros assuntos relacionados à gestão da unidade.
O Conselho Deliberativo da EPSJV é composto pelo diretor da Unidade, os três vice-diretores, o coordenador de Administração, os nove coordenadores de laboratórios, três representantes dos trabalhadores da EPSJV, e um representante dos alunos da EPSJV. Coordenadores de outros setores da EPSJV poderão participar das reuniões como convidados, sem direito a voto, quando for necessária essa participação. Eventualmente, o CD EPSJV poderá ser aberto à participação de todos os trabalhadores da Escola.
Câmaras Técnicas
Com caráter consultivo, as Câmaras Técnicas analisam, avaliam, planejam e propõem cursos, programas e projetos, entre outras atividades desenvolvidas na EPSJV. Regimentalmente, as Câmaras Técnicas devem contar com um representante de cada laboratório e setor. Na prática, a EPSJV tem optado por um modelo de reuniões abertas a todos os trabalhadores, de modo a ampliar ainda mais os espaços de participação. Cada representante deve levar para as câmaras o posicionamento coletivo do seu setor e devolver as discussões e decisões para o seu colegiado. A EPSJV possui três Câmaras Técnicas – Ensino e Informação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico, Gestão e Desenvolvimento Institucional – coordenadas pelas vice-direções de cada área, que alimentam o CD EPSJV com discussões mais aprofundadas sobre sua área de abrangência. A EPSJV possui ainda a Subcâmara de Comunicação, Informação e Informática, vinculada à Câmara Técnica de Ensino e Informação.
Assembleia Geral
A Assembleia Geral é o órgão máximo de representação da comunidade da EPSJV e tem como função deliberar sobre o Regimento Interno da Escola, assuntos estratégicos e institucionais da Escola, além de apreciar matérias que sejam de importância estratégica para os rumos da EPSJV. A Assembleia Geral é constituída por todos os trabalhadores da unidade.
Colegiados
Os colegiados dos laboratórios são formados pelo grupo de trabalhadores que atuam naquele setor. Cabe aos colegiados aprovar, em primeira instância, os planos dos cursos, programas e projetos, e realizar o seu acompanhamento e avaliação; aprovar, em primeira instância, o Plano Estratégico do Laboratório, assim como acompanhar e analisar a sua execução; apreciar e encaminhar às Câmaras Técnicas e ao Conselho Deliberativo da Unidade a proposta de criação ou de extinção de Núcleos, Grupos de Trabalho,Setores, Cursos, Programas e Projetos de Ensino; propor a celebração de convênios e contratos para o estabelecimento de parcerias institucionais; apreciar as propostas de admissão, promoção e afastamento do pessoal vinculado ao Laboratório, bem como a transferência de profissionais entre os Laboratórios; e propor ao Conselho Deliberativo da Unidade o afastamento do Coordenador de Laboratório, caso este incorra em falta grave ao Regimento da EPSJV, ao Estatuto da Fiocruz ou ao seu Projeto Institucional.
Representação dos Trabalhadores
A Representação dos Trabalhadores da EPSJV é uma instância de mediação entre os trabalhadores da unidade para questões que envolvem os processos de trabalho na Escola. A Reprepoli é composta por três representantes titulares e três suplentes, escolhidos por voto direto, para mandatos de um ano. A Representação tem direito a três assentos no CD EPSJV e pode convocar assembleias de trabalhadores para a tomada de decisões coletivas.
Grêmio Estudantil
O Grêmio estudantil é a instância de representação dos alunos da EPSJV, com direito a um assento no CD EPSJV. A diretoria do Grêmio é eleita por meio de votação direta dos alunos, para mandatos de um ano.
Acesse o site oficial: http://www.epsjv.fiocruz.br/