Para além de um repositório!
  • Área Temática:Saúde Coletiva
  • Tipo de conteúdo:Livro
  • Autor(es):regimarina soares reis leticia batista da silva marcos vinícius ribeiro de araújo daniel de souza campos
  • Comunidade: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
  • Nível Educacional:Capacitação/Cursos Livres
  • Idioma: Português
  • País de Origem:Brasil
  • Condições de uso: Termo de Cessão Fiocruz
  • Rede: Fiocruz
  • Data de publicação:06/11/2025

Compartilhar

Visualizações: 7 | Downloads: 3

Letramento racial para trabalhadores do SUS: Elementos introdutórios

Objetivo de aprendizagem:Proporcionar aos leitores elementos introdutórios para assumirem e fortalecerem uma prática antirracista cotidiana e permanente.

Contexto Educacional:O conteúdo do livro foi elaborado como parte do projeto “Racismo e Saúde no Brasil”, financiado pelo Programa Inova Fiocruz, com a finalidade de produzir um curso autoinstrucional que leva o nome deste livro e foi desenvolvido em articulação com o Campus Virtual da Fiocruz. Os textos-base elaborados para subsidiar a construção dos variados recursos educacionais, do referido curso autoinstrucional intitulado Letramento racial para trabalhadores do SUS, foram então reunidos organizados em forma de texto único, culminando no livro que ora apresentamos.

Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados.


O livro está organizado em duas partes: Capítulo I – Relações entre o racismo e a saúde como direito no Brasil, com a autoria de Regimarina Soares Reis (EPSJV/Fiocruz) e Letícia Batista da Silva (EPSJV/Fiocruz e UFF) e; Capítulo II – Prática antirracista como princípio do trabalho em saúde, com autoria de Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo (UFBA) e Daniel de Souza Campos (UFRJ). Na Parte I, as autoras abordam as questões raciais e suas implicações nas práticas de saúde, tomando como fio condutor elementos da formação da sociedade brasileira, e o entendimento de que o racismo é resultante de práticas histórico-sociais; ele é aprendido e organiza a vida das pessoas negras e brancas no país, inclusive no que tange às práticas de saúde. Na parte II, os autores fazem uma elaboração crítico-reflexiva a partir de quatro eixos analíticos: o sistema escravista e o trabalho livre no Brasil; imbricações de gênero, raça e classe na contemporaneidade; branquitude e o lugar do branco nas questões raciais e; definições e ferramentas para práticas de saúde antirracistas. Ao final do livro, disponibilizamos um glossário de termos abordados ao longo do material, e que consideramos estratégicos para os leitores terem fácil e rápido acesso. O planejamento educacional do curso que originou este livro contou com o apoio do Clube Palmares de Volta Redonda/RJ, assim como com a colaboração de equipe técnica e docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


Baixar arquivos:

Visualizações: 7 | Downloads: 3


Rede  Fiocruz
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
0
Comentários

* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.