Para além de um repositório!

Sobre o EDUCARE

Contexto

O movimento em prol dos Recursos Educacionais Abertos (REA) ancora-se no direito universal de acessar uma educação de alta qualidade.

Entre os objetivos da República Federativa do Brasil, expressos na Constituição Federal de 1988, um deles é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Em decorrência desse enunciado, a educação é considerada um direito social fundamental, de grande relevância para a consolidação de um Estado Democrático de Direito.

No entanto, o direito à educação inscrito na Constituição só pode ser plenamente pensado pelo Estado se este, num esforço contínuo, der oportunidade a todos de acesso a toda forma moderna e inclusiva de educação. Trata-se, assim, de atender também a outro direito fundamental, que é o da igualdade. Por conseguinte, as instituições públicas de ensino produtoras de Recursos Educacionais desempenham um papel fundamental para garantir a inclusão social por meio de uma educação aberta. E, desta forma, permitir ainda maior autonomia a professores e instituições no que concerne ao atendimento de especificidades individuais e sociais por meio de adaptações e modificações dos materiais educativos publicados.

Os Recursos Educacionais Abertos (REAs) potencializam-se como recursos essenciais para o aprendizado, colaboração e compartilhamento do conhecimento, e principalmente por ofertar oportunidades de aprendizagem de forma ampla e irrestrita, atingindo usuários que não teriam outras formas de acesso.

Ciente da relevância da Educação aberta, a Fiocruz propõe então a adoção e construção de plataformas que incentivem a construção colaborativa e o compartilhamento de conhecimento.

Educare - O que é?

Um espaço de colaboração, criação e diálogo, que integra as diferentes etapas do ciclo de vida dos Recursos Educacionais (produção, gestão, compartilhamento, recuperação, rastreabilidade e avaliação). Na Plataforma será possível acessar os recursos educacionais produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como aulas, cursos completos, vídeos, áudios, apresentações, jogos e outros. Além dos recursos educacionais produzidos pela Fiocruz, o acervo é composto de recursos educacionais de parceiros institucionais através de diferentes redes, tais como Campus Virtual de Saúde Pública - CVSP/OPAS, Universidade Aberta do SUS - UNASUS/MS e BIREME/OPAS. A Plataforma permite ainda criar recursos e compartilhar em redes sociais, sendo de grande utilidade a docentes e discentes em suas pesquisas e aulas.

Principais funções

Como funciona

O Depósito ou criação de Recursos Educacionais na Plataforma ocorre somente mediante o processo de cadastro e autenticação. Somente colaboradores da Fiocruz poderão publicar recursos no Educare.

Através deste espaço, os usuários poderão utilizar as ferramentas de autoria disponíveis, como construtor de textos, criador de enquetes online, apresentações, flashcards, vídeos interativos e outros.

Em função de ser uma inovação, a ferramenta de autoria será implementada aos poucos, a ideia é lançar periodicamente novas funcionalidades que entrarão no catálogo do Educare. Com isso, podemos divulgar cada uma separadamente e responder dúvidas dos usuários sobre o funcionamento.

Após se cadastrar é possível criar lista de favoritos, acessar todo acervo, baixar os objetos digitais, comentar recursos educacionais, curtir, compartilhar nas redes sociais e ranquear os materiais publicados.

Todo Recurso Educacional publicado nesta plataforma está sob acesso aberto e em conformidade com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

Diretrizes de Recursos Educacionais

Com o objetivo de orientar e promover a adoção de Recursos Educacionais Abertos por todos os profissionais da Fiocruz que produzam tais recursos, propõem-se algumas diretrizes para sistematizar o processo de produção, disponibilização e divulgação dos diversos tipos de materiais educacionais. As diretrizes aqui apresentadas estão em consonância com as políticas de acesso aberto, de informação e comunicação da instituição e pelas normatizações do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro (https://www.governodigital.gov.br) assim como a Política Geral da Rede REA CVSP/Bireme/Opas, que foram estabelecidas com base no documento “Diretrizes para Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ensino Superior”, publicado pela Unesco (http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002328/232852por.pdf).