Sobre Fiocruz
Fundação Oswaldo Cruz
Criado em 1900
Rio de Janeiro - RJ - BR
A história da Fundação Oswaldo Cruz começou em 25 de maio de 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na bucólica Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, a instituição experimentou, desde então, uma intensa trajetória, que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no país.
Pelas mãos do jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela da cidade. E logo ultrapassou os limites do Rio de Janeiro, com expedições científicas que desbravaram as lonjuras do país. O Instituto também foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920.
Durante todo o século 20, a instituição vivenciou as muitas transformações políticas do Brasil. Perdeu autonomia com a Revolução de 1930 e foi foco de muitos debates nas décadas de 1950 e 1960. Com o golpe de 1964, foi atingida pelo chamado Massacre de Manguinhos: a cassação dos direitos políticos de alguns de seus cientistas. Mas, em 1980, conheceu de novo a democracia, e de forma ampliada. Na gestão do sanitarista Sergio Arouca, teve programas e estruturas recriados, e realizou seu 1º Congresso Interno, marco da moderna Fiocruz. Nos anos seguintes, foi palco de grandes avanços, como o isolamento do vírus HIV pela primeira vez na América Latina.
Já centenária, a Fiocruz desenha uma história robusta nos primeiros anos do século 21. Ampliou suas instalações e, em 2003, teve seu estatuto enfim publicado. Foi uma década também de grandes avanços científicos, com feitos como o deciframento do genoma do BCG, bactéria usada na vacina contra a tuberculose. Uma trajetória de expansão, que ganhou novos passos nesta segunda década, com a criação de escritórios como o de Mato Grosso do Sul e o de Moçambique, na África. Um caminho que se alimenta de conquistas e de desafios sempre renovados.
Formação de conselheiros de Saúde: uma estratégia para o fortalecimento do SUSFormação de conselheiros de Saúde: uma estratégia para o fortalecimento do SUS Neste livro,apresentam-se ao leitor importantes mediações que ampliam o olhar e o fazer frente à formação e à atuação dos conselheiros de saúde no SUS. E,à vista disso,esta coletânea,ao mesmo tempo que reconhece os desafios da participação popular no SUS,também aponta e discute caminhos,tendo a formação como um eixo analisador fundamental. A leitura desta coletânea é um convite a nos lembrarmos de que a luta por uma saúde pública universal,integral e de qualidade só se realiza como tarefa coletiva e,para realizá-la,é preciso antes compreendê-la,analisá-la e discuti-la,tendo a participação social como um pilar.Área Temática: Educação em Saúde
Tipo de conteúdo:Livro
Condições de uso:Termo de Cessão Fiocruz
INTRODUÇÃO DO CURSO - Leishmanioses,e eu com isso?INTRODUÇÃO DO CURSO - Leishmanioses,e eu com isso? As leishmanioses são um conjunto de doenças infecciosas negligenciadas que afetam milhares de pessoas todos os anos,especialmente em regiões tropicais e subtropicais. Apesar de sua relevância para a saúde pública,ainda são pouco conhecidas pela população em geral — e muitas vezes até por profissionais da área da saúde. Mas afinal,o que são as leishmanioses? Como se manifestam? E,mais importante: por que todos nós deveríamos nos preocupar com elas? Neste curso autoinstrucional,convidamos você a mergulhar no universo das leishmanioses de forma acessível,informativa e crítica. Ao longo dos módulos,vamos explorar desde os aspectos biológicos do parasita e seus vetores até as formas de prevenção,diagnóstico e tratamento. Também discutiremos os fatores sociais,ambientais e econômicos que influenciam a propagação dessas doenças — e como você,como cidadão ou profissional,pode fazer parte das estratégias de controle. "Leishmanioses,e eu com isso?" é mais do que um curso: é um convite à consciência e ao engajamento com um tema de grande impacto para a saúde coletiva. Seja bem-vindo(a)!Área Temática: Educação em Saúde
Tipo de conteúdo:Vídeo
Condições de uso:Creative Commons CC BY-NC