Ações afirmativas na Pós-Graduação: práticas, saberes e vozes
Objetivo de aprendizagem:Abordar as Ações Afirmativas na Pós-graduação por meio das práticas, saberes e vozes; Ser um recurso educacional aberto e acessível às pessoas com deficiência, tendo como referência o apoio à formação de profissionais para o enfrentamento das diferentes expressões do racismo, do capacitismo, da intolerância, da discriminação e da violência - inclusive em suas dimensões estruturais; Ampliar e consolidar ações afirmativas na pós-graduação, especialmente nos programas da área da saúde.
Contexto Educacional:O conteúdo foi elaborado a partir dos resultados de pesquisas, estudos de caso e vivências de estudantes, gestores de ensino, docentes e pesquisadores da Fiocruz e das instituições parceiras que compõem esta obra, sempre à luz das políticas públicas, da legislação vigente e de autores de referência. Assim, além de contribuir para a formação na pós-graduação, a obra poderá ser utilizada, total ou parcialmente, em outras ações educativas voltadas a profissionais da saúde, da educação e à sociedade em geral.
Público Alvo:Profissionais de saúde e demais interessados.
A obra foi desenvolvida a partir de um financiamento do Edital Inova Recurso Educacional Aberto (REA) – Fiocruz/MEC, que, como agente potencializador, promoveu uma ação colaborativa envolvendo professores da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em sua organização, contando com a colaboração de 38 pesquisadores de 12 Instituições de Ensino Superior, além de discentes de Programas de Pós-graduação e outros profissionais das áreas de educação e saúde, estreitando e tecendo diálogos sobre o contexto atual e as perspectivas para as Ações Afirmativas no Brasil. Ao longo dos dezenove capítulos, os autores envolvidos lançam luz sobre a construção histórica das Ações Afirmativas, abordando conceitos, leis, políticas e experiências institucionais, tecendo diálogos produtivos sobre questões que envolvem a dinâmica intergeracional, as marcas produtivistas e o etarismo presentes na sociedade, alertando para a constante necessidade de enfrentamento das diferentes expressões – inclusive estruturais – do racismo, capacitismo, intolerância, discriminação e violência. O objetivo de atender à pluralidade culminou na escolha de privilegiar a diversidade, dando centralidade ao desenvolvimento de ações de inclusão e à promoção dos direitos de grupos historicamente vulnerabilizados. O e-book constitui-se como um Recurso Educacional Aberto (REA) acessível às pessoas com deficiência, tendo sido contemplada com a chancela da Cátedra UNESCO Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura, o que nos traz grande orgulho. Nossa expectativa é de que o e-book cumpra seu objetivo de tornar-se um apoio à formação de profissionais das áreas de saúde e da educação, contribuindo tanto para a consolidação das Ações Afirmativas na Pós-graduação quanto para sua expansão a todos os níveis e modalidades de ensino.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.