Experiência
Professor-Pesquisador do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 2006/02/09 - até o momento Fundação Oswaldo Cruz Professor da disciplina de Audiovisual da EPSJV
Formação Acadêmica
UERJ
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana 2018/02/09 - 2021/02/09 Título: Pensar pela imagem: Educação Audiovisual pela perspectiva cultural, política e pedagógica. A educação audiovisual, como uma experiência sensível cultural, política e pedagógica, possibilita uma compreensão crítica da realidade, assim como sua produção e representação imagética, sendo necessária para a formação integral de estudantes. Esta é a tese que este trabalho busca defensor. No sentido da construção do ser humano omnilateral, esta pesquisa tem como tema a educação audiovisual como uma experiência de apreensão da realidade necessária para formação humana crítica. Como metodologia, foi realizada uma revisão de literatura sobre a formação integral, sob o enfoque particular da educação para a educação para fim de discussão audiovisual como componente dessa formação. As opções metodológicas que norteiam esse projeto são a pesquisa documental e a discussão crítica da experiência da disciplina audiovisual ministrada pelo autor na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Entender o processo de representação de imagens a partir da formação humana de construção de sentido para a sociedade capitalista. Ao final, apresentamos um produto objetivo do estudo, que se constitui no compilado de proposições para o trabalho com audiovisual nas escolas. O conteúdo deste estudo articulado com o produto proposto expressa a defesa do audiovisual na educação, como componente teórico-prático da formação humana integral. Entender o processo de representação de imagens a partir da formação humana de construção de sentido para a sociedade capitalista. Ao final, apresentamos um produto objetivo do estudo, que se constitui no compilado de proposições para o trabalho com audiovisual nas escolas. O conteúdo deste estudo articulado com o produto proposto expressa a defesa do audiovisual na educação, como componente teórico-prático da formação humana integral. Entender o processo de representação de imagens a partir da formação humana de construção de sentido para a sociedade capitalista. Ao final, apresentamos um produto objetivo do estudo, que se constitui no compilado de proposições para o trabalho com audiovisual nas escolas. O conteúdo deste estudo articulado com o produto proposto expressa a defesa do audiovisual na educação, como componente teórico-prático da formação humana integral. que se constitui no compilado de proposições para o trabalho com audiovisual nas escolas. O conteúdo deste estudo articulado com o produto proposto expressa a defesa do audiovisual na educação, como componente teórico-prático da formação humana integral. que se constitui no compilado de proposições para o trabalho com audiovisual nas escolas. O conteúdo deste estudo articulado com o produto proposto expressa a defesa do audiovisual na educação, como componente teórico-prático da formação humana integral.
UFF - Universidade Federal Fluminense
Mestrado em Educação 2012/02/09 - 2013/02/09 Título: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELA FOTOGRAFIAUMA EXPERIÊNCIA CRIATIVA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. A sociedade capitalista necessita de uma cultura com base imagética como forma de entretenimento e principalmente de estímulo ao consumo de mercadorias. No sistema capitalista, a fotografia altera seu papel social, político e econômico. Há um fascínio pela, velocidade e pelo movimento, pela máquina e pelo sistema fabril, bem como pela cadeia de novas mercadorias que penetram na vida técnica cotidiana, provocando uma ampla gama de repostas estéticas que vão da negação à especulação sobre possibilidades utópicas, passando pela imitação. Como os jovens pensam sobre as imagens na sociedade do consumo? eles eles imagens, mas eles são extremamente a aparência? Estas são as perguntas que norteiam o estudo. O objetivo principal é analisar a imagem fotográfica como de conhecimento e sua potencialidade pedagógica, a partir de dois produtores de dois: como a mídia de um contexto histórico social e cultural da sociedade de consumo, seja no ato da produção aspectos ou na própria realidade retratada; ea fotografia em si mesma, como um registro visual estético de uma experiência criadora do fotógrafo. Como campo empírico da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) e experiência de produção de imagens nos Acampamentos Pedagógicos Mandala. como um registro visual de uma experiência criadora do fotógrafo estético. Como campo empírico da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) e experiência de produção de imagens nos Acampamentos Pedagógicos Mandala. como um registro visual de uma experiência criadora do fotógrafo estético. Como campo empírico da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) e experiência de produção de imagens nos Acampamentos Pedagógicos Mandala.
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Nota de corte O filme Nota de Corte retrata a reação de um aluno de ensino médio após receber a notícia de que não passa para a faculdade de medicina. Tiago começa uma busca pelo seu sonho,custe o que custar. Produzido na disciplina de audiovisual da EPSJV,o curta mostra até que ponto o estudante pode chegar com as pressões que vivem diante do vestibular. Ano de Realização: 2013
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Identidades Estão sendo realizadas atividades de produção e discussão do audiovisual na oficina de Identidade,cultura local proferida pelo professor Luan Gustavo. Seu objetivo é garantir a participação dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na 3ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio. Neste processo os alunos são entrevistados e entrevistadores. A própria produção do documentário permite uma debate sobre como construir uma representação de uma realidade,nesse caso alunos do EJA,a partir de entrevista? A resposta foi eles mesmos se entrevistarem e se conhecerem mais com as respostas