E quando eles crescem? Protagonismo e incidência política na adolescência e juventude com deficiência e condições de saúde crônicas
Objetivo de aprendizagem:Disseminar o material pelos adolescentes e jovens com deficiência em suas redes sociais, no diálogo com os ativistas digitais; assim como oferecer o vídeos às escolas, universidades e espaços políticos formais, como Conselhos de Direitos, para fomentar discussões que poderão levar a mudanças das práticas e culturas institucionais legislativas e de gestão, promovendo uma cultura de maior inclusão.
Contexto Educacional:A participação de jovens com deficiência visa não só informar, mas engajar a sociedade em um processo de transformação cultural e social.
Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados
Tempo requerido para Aprendizagem:(25min. 32s.)
A proposta reflete uma abordagem inovadora e inclusiva ao utilizar um vídeo curto, construído de forma coletiva e participativa, como ferramenta para disseminar valores essenciais para construção de uma sociedade inclusiva e anticapacitista, baseada em direitos de diálogos intersetoriais, preservando a educação como lugar estratégico para participação e mudança social. A participação de jovens com deficiência visa não só informar, mas engajar a sociedade em um processo de transformação cultural e social. O foco em temas como saúde, educação inclusiva, direito ao trabalho e políticas públicas de cuidado, além do enfrentamento do capacitismo estrutural é fundamental para o avanço das políticas públicas e diretrizes de saúde voltadas para adolescentes e jovens com deficiência. Colaboradores e Departamentos: Karla Garcia Luiz (UFSC) ; Fernanda Rodrigues Chaves Morais (UPIOBS/IFF) ; Ana Maria Rafalski Silva (Laboratório de Neurologia & Neurofisiologia Clínica - IFF/Fiocruz).
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.