Anamnesis
Objetivo de aprendizagem:Compreender sobre a necessidade de acolhimento adequado à diversidade de gênero e sexualidades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Contexto Educacional:Qualificação Profissional
Neste jogo narrativo, é preciso tomar decisões sobre o acolhimento à diversidade em serviços de saúde. O jogo busca sensibilizar profissionais para mostrar o que a população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos e Assexuais) pode vivenciar na hora de usar os serviços de saúde e como esse trabalhador pode acolhê-la e atendê-la melhor de acordo com as diretrizes do SUS. Na clínica, o jogador vivencia diversos personagens e encara situações comuns e desafiadoras que demandam sensibilidade, escuta e empatia. Inicialmente na posição de um médico, o jogador deve levantar os dados relatados por seus pacientes, interpretar o conteúdo e sugerir o melhor encaminhamento para cada caso. Logo, porém, o jogador muda de perspectiva: passa a jogar também do ponto de vista dos pacientes, os quais encaram verdadeiras jornadas para chegar até a realização de suas consultas. As situações foram criadas a partir de políticas públicas, cartilhas e materiais didáticos e narrativas de profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde. O jogo pode ser customizado para a incorporação de novas histórias.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.