Para além de um repositório!
  • Área Temática:Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
  • Tipo de conteúdo:Jogos
  • Autor(es):klena sarges marruaz da silva
  • Comunidade: Instituto Oswaldo Cruz
  • Nível Educacional:Educação de Jovens e Adultos
  • Idioma: Português
  • País de Origem:Brasil
  • Condições de uso: Creative Commons CC BY-NC-ND
  • Rede: Fiocruz
  • Data de publicação:28/04/2025
  • URL: https://inctmodel3d.com.br/recursos-educacionais/

Compartilhar

Visualizações: 3 | Downloads: 0

Escape Room dos Biomodelos

Objetivo de aprendizagem:Divulgar a importância da utilização de biomodelos na resolução de emergências em Saúde Pública causadas por vírus e do desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais na pesquisa biomédica a estudantes do ensino fundamental II e ensino médio por meio de uma atividade dinâmica e divertida ambientada em um escape room.

Contexto Educacional:O uso de animais em pesquisas biomédicas e sua importância para a melhoria da saúde humana e animal, bem como a existência de métodos alternativos ao uso destes já em vigor e os que estão em estudo são, de uma forma geral, assuntos pouco abordados nas atividades de divulgação científica, o que leva ao fortalecimento de narrativas preconceituosas propagadas por ativistas da causa animal e de grupos que propagam o negacionismo científico. O uso de jogos sérios e interativos tem se tornado um método educacional utilizado em diferentes ambientes que possibilitam o uso de metodologia ativa para o aprendizado. Além disso, os jogos permitem uma nova forma de comunicação, de conteúdos científicos e qualificam os alunos como disseminadores da Ciência em seus ambientes. A metodologia escape room permitirá a abordagem de temas científicos ainda tidos como tabu, como o uso de animais em pesquisas, e facilitará a disseminação de informação sobre a importância de estudos em animais para a pesquisa em saúde, sobretudo no entendimento de doenças que podem causar surtos, epidemias e pandemias causadas por vírus; a preocupação dos cientistas em manter o máximo bem-estar possível aos animais; os esforços científicos e seus resultados no desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais. Sendo uma atividade que combina diversão, trabalho em equipe, resolução de problemas e aprendizado ativo, produz o engajamento de adolescentes em atividades de divulgação científica com retenção de informações importantes.

Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados (estudantes do ensino fundamental II e ensino médio)

Tempo requerido para Aprendizagem:(07min 36s)


O vídeo de escape room como atividade lúdica para o ensino oferece uma abordagem inovadora e eficaz, estimulando o engajamento dos alunos, promovendo o trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades cognitivas e proporcionando uma experiência de aprendizagem prática e envolvente. Ao adotar essa estratégia, os educadores podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem tornando-o mais significativo, memorável e divertido para os estudantes. A proposta é uma atividade para divulgação científica que aborde a importância que os animais ainda possuem no desenvolvimento da Ciência e, ao mesmo tempo, ensine quais métodos alternativos ao uso de animais já existem, demonstrando o que os cientistas estão desenvolvendo no esforço pela substituição e redução de animais utilizados em pesquisas A atividade é realizada pelo Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do Instituto Oswaldo Cruz, em parceria com o INCT em Modelagem de Doenças Humanas Complexas com Plataformas 3D do CNPq (INCT Model3D), como forma de divulgação dos temas estudados por estes grupos.


Baixar arquivos:

Visualizações: 3 | Downloads: 0


Rede  Fiocruz
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
0
Comentários

* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.