Escape Room dos Biomodelos
Objetivo de aprendizagem:Divulgar a importância da utilização de biomodelos na resolução de emergências em Saúde Pública causadas por vírus e do desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais na pesquisa biomédica a estudantes do ensino fundamental II e ensino médio por meio de uma atividade dinâmica e divertida ambientada em um escape room.
Contexto Educacional:O uso de animais em pesquisas biomédicas e sua importância para a melhoria da saúde humana e animal, bem como a existência de métodos alternativos ao uso destes já em vigor e os que estão em estudo são, de uma forma geral, assuntos pouco abordados nas atividades de divulgação científica, o que leva ao fortalecimento de narrativas preconceituosas propagadas por ativistas da causa animal e de grupos que propagam o negacionismo científico. O uso de jogos sérios e interativos tem se tornado um método educacional utilizado em diferentes ambientes que possibilitam o uso de metodologia ativa para o aprendizado. Além disso, os jogos permitem uma nova forma de comunicação, de conteúdos científicos e qualificam os alunos como disseminadores da Ciência em seus ambientes. A metodologia escape room permitirá a abordagem de temas científicos ainda tidos como tabu, como o uso de animais em pesquisas, e facilitará a disseminação de informação sobre a importância de estudos em animais para a pesquisa em saúde, sobretudo no entendimento de doenças que podem causar surtos, epidemias e pandemias causadas por vírus; a preocupação dos cientistas em manter o máximo bem-estar possível aos animais; os esforços científicos e seus resultados no desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais. Sendo uma atividade que combina diversão, trabalho em equipe, resolução de problemas e aprendizado ativo, produz o engajamento de adolescentes em atividades de divulgação científica com retenção de informações importantes.
Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados (estudantes do ensino fundamental II e ensino médio)
Tempo requerido para Aprendizagem:(07min 36s)
O vídeo de escape room como atividade lúdica para o ensino oferece uma abordagem inovadora e eficaz, estimulando o engajamento dos alunos, promovendo o trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades cognitivas e proporcionando uma experiência de aprendizagem prática e envolvente. Ao adotar essa estratégia, os educadores podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem tornando-o mais significativo, memorável e divertido para os estudantes. A proposta é uma atividade para divulgação científica que aborde a importância que os animais ainda possuem no desenvolvimento da Ciência e, ao mesmo tempo, ensine quais métodos alternativos ao uso de animais já existem, demonstrando o que os cientistas estão desenvolvendo no esforço pela substituição e redução de animais utilizados em pesquisas A atividade é realizada pelo Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do Instituto Oswaldo Cruz, em parceria com o INCT em Modelagem de Doenças Humanas Complexas com Plataformas 3D do CNPq (INCT Model3D), como forma de divulgação dos temas estudados por estes grupos.
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