Para além de um repositório!
  • Área Temática:Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
  • Tipo de conteúdo:Vídeo
  • Autor(es):lorena r. gaspar cordeiro isabella fernandes delgado marize campos valadares
  • Comunidade: Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
  • Nível Educacional:Formação Inicial e Continuada
  • Idioma: Português
  • País de Origem:Brasil
  • Condições de uso: Termo de Cessão Fiocruz
  • Rede: Fiocruz
  • Data de publicação:14/03/2023
  • Publicador/Editor:Fiocruz
  • URL: https://drive.google.com/file/d/1x9Txhc-djy6aSe3bFH7bDE5aXph2YPAf/view

Compartilhar

Visualizações: 208 | Downloads: 2

Atlas do método HET-CAM protocolo ilustrado aplicado à avaliação da toxicidade ocular: Parte 4 (4º vídeo - aplicação de sólidos)

Objetivo de aprendizagem:Visualizar os fenômenos observados na membrana corioalantóide após a aplicação de diferentes substâncias-teste, as autoras buscam ampliar a acurácia e a confiabilidade na aplicação do método HET-CAM, ao mesmo tempo que lançam luz sobre novas abordagens metodológicas e sobre a garantia das melhores práticas laboratoriais.

Contexto Educacional:Esse vídeo educativo atua como ferramenta auxiliar importante para o aprendizado sobre a metodologia apresentada (HET-CAM), que desperta no educando a capacidade de análise e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais no uso da informação.

Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados

Tempo requerido para Aprendizagem:(00min35s)


A presente obra versa sobre abordagens metodológicas para a predição de dano ocular, apresentando o método HET-CAM (do inglês; Hen’s Egg Test – Chorioallantoic Membrane) com protocolo detalhado e ilustrado. Os leitores são apresentados a imagens e vídeos, úteis para o treinamento das principais etapas na execução de um método de caráter mais qualitativo. A partir do detalhamento destas etapas e da visualização dos fenômenos observados na membrana corioalantóide após a aplicação de diferentes substâncias-teste, as autoras buscam ampliar a acurácia e a confiabilidade na aplicação do método HET-CAM, ao mesmo tempo que lançam luz sobre novas abordagens metodológicas e sobre a garantia das melhores práticas laboratoriais. A obra nasceu no âmbito da Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC). Coerente com seu caráter integrador e indutor, a RENAMA busca abranger tanto métodos já validadas internacionalmente como o desenvolvimento interno de novas abordagens e metodologias, o que inclui a capacitação e a disponibilização no mercado nacional destas novas tecnologias, buscando superar barreiras técnicas de exportação e agregar valor aos diversos produtos brasileiros, tais como cosméticos, saneantes, fármacos, dentre outros. A avaliação toxicológica de substâncias químicas, no contexto da toxicologia preditiva e regulatória, vem evoluindo a partir de abordagens baseadas na observação de eventos adversos em organismos inteiros para uma prática integrada que analisa desfechos e riscos por meio do conhecimento acumulado sobre mecanismos e modos de ação toxicológicos. Este novo contexto, composto por abordagens integradas para teste e avaliação (IATA, do inglês Integrated Approaches to Testing and Assessment), tem subsidiado a tomada de decisões regulatórias e deve ser continuamente aperfeiçoado a partir de esforços da comunidade científica. E é assim, considerando esta fase de transição do uso do modelo animal para a aplicação das novas abordagens metodológicas, que o HET-CAM ganha especial relevância. O método apresenta vantagens como, baixa complexidade e baixo custo e é um dos poucos métodos disponíveis para a avaliação de eventos vasculares de hiperemia, hemorragia e coagulação, de forma semelhante aos efeitos observados na conjuntiva ocular. Torna-se, portanto, uma opção interessante para estudos de triagem, com potencial de ser integrado a outros métodos alternativos para uma melhor predição de toxicidade ocular. Por fim, o Atlas do método HET-CAM além de se constituir como uma ferramenta útil na prática laboratorial, ganha sentido como um possível modelo de Protocolo Ilustrado a ser ampliado junto aos laboratórios nacionais, abarcando outras metodologias e contribuindo para o campo do desenvolvimento e difusão de metodologias alternativas ao uso de animais com reprodutibilidade, buscando minimizar vieses de procedimentos e interpretações de natureza da prática laboratorial.


Baixar arquivos:

Visualizações: 208 | Downloads: 2


Rede  Fiocruz
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
0
Comentários

* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.