Do contágio à transmissão: ciência e cultura na gênese do conhecimento epidemiológico
Objetivo de aprendizagem:Abordar a relação entre o conceito de transmissão e a gênese do conhecimento epidemiológico a partir da ocorrência de uma epidemia
Contexto Educacional:Qualificação educacional e profissional
Público Alvo:Profissionais da saúde, alunos e demais interessados
Trata da relação entre o conceito de transmissão e a gênese do conhecimento epidemiológico. Busca responder às seguintes questões: como, a partir da ocorrência de uma epidemia, vão sendo construídas verdades e definições a seu respeito?; como os conceitos científicos que constituem a epidemiologia participam desse processo?; que marcas e conseqüências esses conceitos imprimem às maneiras adotadas para se lidar com o acontecimento? A autora trabalha criticamente com dois conceitos habituais no campo da saúde pública: o de contágio, associado a atitudes preconceituosas e de rejeição do outro; o de transmissão, que marca a constituição da epidemiologia como disciplina de estrutura científica. A problemática da Aids é o fio condutor da reflexão epistemológica
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.