Manejo da Leishmaniose Canina: orientações para a educação em medicina veterinária
Objetivo de aprendizagem:Demonstrar capacidade de pensamento crítico em relação a suspeita de casos caninos de Leishmaniose e suas diferentes formas clínicas, o manejo de casos confirmados, respeitar a legislação vigente, a qualidade de vida e bem-estar animal, promovendo assim a saúde coletiva; Orientar adequadamente os tutores dos animais infectados em relação a doença animal e humana e suas formas de controle e prevenção, objetivando a saúde única.
Público Alvo:Profissionais da Saúde e demais interessados
Ebook sobre a leishmaniose visceral canina tem tomado especial atenção nos últimos anos devido ao crescimento do número de casos e a expansão das áreas de transmissão, inclusive com a detecção de cães infectados no município do Rio de Janeiro. A presença de cães infectados aumenta o risco de transmissão para os seres humanos, e o controle da transmissão depende da identificação e manejo precoces dos casos caninos positivos, assim como ações ambientais e no peridomicílio para o controle de vetores. Neste sentido, a atuação dos médicos veterinários é de extrema importância já que são os profissionais de saúde que estão na linha de frente e, por isso necessitam de capacitação e informação para detecção dos casos caninos. Assim, nossa perspectiva é que o E-book e anexos associados, contribuam com a formação dos estudantes de graduação em medicina veterinária e que possam auxiliar os veterinários já formados em clínicas particulares e públicas no diagnóstico, notificação e condução dos casos positivos, desta forma auxiliando na localização de áreas de transmissão da doença e na vigilância epidemiológica. Isto torna-se ainda mais importante em áreas recentes de transmissão onde verificam-se lacunas no conhecimento da doença pelos profissionais de saúde. A informação contida no e-book, atualizada e baseada na legislação vigente, pode preencher esta lacuna, já que nele estão descritos todos os aspectos da leishmaniose visceral canina, desde o parasito, manifestações clínicas, diagnóstico diferencial com a leishmaniose tegumentar e outras doenças, notificação do caso, tratamento e eutanásia. Os aspectos legais estão discutidos também, assim como os conceitos de bem-estar animal, saúde única e profilaxia.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.