Usuário não possui experiencia de trabalho cadastrada
Usuário não possui formação academica cadastrada
Publicações
Ver todos
por Natália Rasina em Fiocruz
27/02/2025
Gestão de Águas Pluviais no Peridomicílio: Um Caminho Sustentável
Gestão de Águas Pluviais no Peridomicílio: Um Caminho Sustentável O vídeo aborda a gestão de águas pluviais no peridomicílio,apresentando uma matriz tecnológica que permite o manejo sustentável desse recurso. Inicia com a identificação do setor censitário e a verificação da adequação da declividade do terreno. Caso a declividade não seja adequada,as águas vão para o reservatório de chuva. O processo continua com a avaliação da permeabilidade do solo e,em seguida,a profundidade do lençol freático. Dependendo dos resultados dessas avaliações,são propostas soluções como o armazenamento em reservatórios ou a utilização de técnicas infiltrantes. Ao final,o vídeo destaca como essa matriz possibilita decisões informadas e sustentáveis para o manejo de águas pluviais.
por Natália Rasina em Fiocruz
27/02/2025
Saneamento Básico em Botumirim,MG
Saneamento Básico em Botumirim,MG O vídeo apresenta a cidade de Botumirim,localizada no Norte de Minas Gerais,e os desafios enfrentados em relação ao saneamento básico. Começando com uma introdução às belezas naturais e à história local,o conteúdo destaca a população única de rolinhas-do-planalto,uma ave considerada extinta. Botumirim abriga várias comunidades rurais,incluindo famílias quilombolas e povos veredeiros,com mais de seis mil habitantes,dos quais mais da metade reside na zona rural. O vídeo visa conscientizar sobre a importância do saneamento rural para a qualidade de vida da população local e aborda a organização das comunidades diante desse desafio.
por Natália Rasina em Fiocruz
13/03/2025
Mesa Redonda Bem Viver na Perspectiva dos Povos Indígenas e Quilombolas
Mesa Redonda Bem Viver na Perspectiva dos Povos Indígenas e Quilombolas Essa mesa visa subsidiar o debate sobre a noção de “bem-viver” a partir da perspectiva de povos indígenas e quilombolas no Brasil. A noção emergiu originalmente como tradução de Sulmak Kawsay,conceito de povos indígenas andinos que virou base de reformas constitucionais e políticas públicas em Equador e Bolívia e também do discurso político das organizações indígenas. No Brasil,tem sido associado com o discurso dos Guaranis,com as conotações de pertencimento comunitário e relação harmônica com a natureza. Também tem sido utilizada pelos povos tradicionais na sua luta por direitos e autonomia nos seus modos de vida,e também como eixo articulador de políticas públicas de saúde e de desenvolvimento sustentável. É uma palavra que expressa a coletividade e resistência dos povos tradicionais,e no campo das ciências humanas e sociais em saúde tem sido uma plataforma para debate de diferentes questões como mudanças climáticas,críticas a economia capitalista,propostas de desenvolvimento sustentável,como noção de saúde entre outros. A mesa propõe uma análise crítica dessa noção a partir dos próprios povos tradicionais. A composição da mesa foi organizada para favorecer a reflexão sobre a diversidade dessa noção em diferentes contextos étnicos (povos Krenak,Xukuru,Kaingáng,Baniwa e quilombola),de gênero e geográficos (regiões Norte,Nordeste,Sul e Sudeste). Pretendemos colaborar para o fortalecimento da articulação entre ciências humanas e sociais e os conhecimentos dos povos tradicionais.
por Natália Rasina em Fiocruz
27/02/2025
Conheça o PLANSAB
Conheça o PLANSAB O vídeo discorre sobre as bases do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) e sua importância para garantir a qualidade de vida no Brasil,tanto em áreas urbanas quanto rurais. Começa destacando a relevância do saneamento básico na vida cotidiana das pessoas. Em seguida,introduz os três programas principais do PLANSAB: o Programa 1,voltado para áreas urbanas e focado na construção de banheiros e sistemas de saneamento para famílias de baixa renda; o Programa 2,direcionado às áreas rurais e comunidades tradicionais,que inclui a construção de banheiros e ações educativas sobre a importância do saneamento; e o Programa 3,que apoia prefeituras no desenvolvimento de ações estruturantes e na gestão de serviços de saneamento. O vídeo conclui reforçando que o acesso a saneamento adequado é fundamental para a saúde,o meio ambiente e o futuro da população brasileira.
por Natália Rasina em Fiocruz
26/02/2025
Matriz tecnológica de soluções coletivas para o abastecimento de água
Matriz tecnológica de soluções coletivas para o abastecimento de água O vídeo evidencia a matriz tecnológica de soluções coletivas para o abastecimento de água,detalhando as etapas essenciais do processo,desde a captação até a distribuição. Inicia com a captação de água de diversas fontes,como mananciais superficiais e aquíferos livres. A seguir,destaca a adução e a classificação da água como doce ou salobra,que permite definir os tratamentos adequados. O vídeo explora os métodos de tratamento para ambas as categorias de água,ressaltando a importância de processos como filtração,desinfecção e fluoretação. Por fim,demonstra como,após o tratamento,a água é distribuída para as comunidades,garantindo um abastecimento seguro e eficaz para a população rural.