Sustentável - Rios em Movimento Módulo 1: Rio que dá Vida
Objetivo de aprendizagem:Neste módulo, apresentamos alguns tópicos sobre gestão e disponibilidade das coleções hídricas em perspectiva global e local, levantando debates sobre a urgência de pensarmos o uso sustentável desse acervo natural precioso diante das demandas de desenvolvimento e o atendimento das necessidades da sociedade. Nesse contexto, a água aparece como o principal elemento para garantir a sobrevivência dos seres vivos e o equilíbrio de condições de vida para todas as populações, sendo reafirmada como um direito humano. Buscando transmitir mensagens de incentivo à preservação dos rios e suas nascentes.
Contexto Educacional:A exposição Rios Brasileiros aborda a crise de acesso à água e convida o público a refletir sobre a preservação das bacias hidrográficas por meio da arte. Com um olhar crítico e sensível, a mostra destaca as bacias dos rios Amazonas e Paraguai, além de rios do Sudeste — região atendida pelo Ciência Móvel da Fiocruz. As obras não apenas denunciam a degradação ambiental, mas também incentivam ações como a recuperação de nascentes, matas ciliares e o plantio de árvores nativas, promovendo a mobilização comunitária em torno da sustentabilidade.
Público Alvo:Profissionais interessados no assunto.
Tempo requerido para Aprendizagem:(01min 24s)
Nesta pintura, o caule de uma grande árvore sustenta o planeta Terra e na composição aparece uma série de coleções naturais e tecnológicos envolvidos, com especial destaque para a água do planeta, que representa a maior parte de toda a sua superfície e fonte de toda a vida. Sustentabilidade é basicamente o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades latentes do ser humano de modo que não prejudique as gerações futuras. É preciso buscar o progresso das atividades humanas sem se esquecer de onde viemos a fim de preservar a água, as florestas, o meio ambiente e a vida humana. As questões motivadoras relacionadas à tela Sustentável devem promover uma discussão sobre a sustentabilidade, as suas diferentes dimensões, incluindo a abordagem global da obra em razão da presença do globo terrestre na tela, a ênfase no encontro entre os elementos naturais e tecnológicos na pintura e o cuidado com a água, que é o elemento que faz a amálgama de tudo o que é retratado. "Buscar ao desenvolvimento das atividades humanas sem se esquecer de onde viemos, é preciso preservar a água, o ar, as florestas, a vida do planeta."
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.