Sobre Fiocruz Brasília
Criado em 01/01/1976
Brasília - DF - BR
Perfil Institucional
A Fiocruz Brasília é um órgão da Presidência da Fiocruz e tem suas atribuições definidas pelo Decreto Presidencial nº 4.725/2003. Atualmente, e sobretudo diante da expansão da unidade nos últimos anos, suas atividades são norteadas por um conjunto de três eixos de atuação: Integração, Inteligência e Formação.
Por estar localizada na capital da República, a Fiocruz Brasília busca promover a articulação e a Integração entre as unidades regionais da Fiocruz distribuídas pelo País, e também entre toda a instituição e órgãos ligados aos três Poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário), e representações de entidades nacionais e internacionais ligados à saúde.
Por meio do eixo Inteligência, a instituição vem implementando ações e medidas que possam subsidiar todo o conjunto Fiocruz (e seus parceiros) de informações estratégicas para a tomada de decisão. E isso se dá por um processo de mapeamento, análise, tratamento e difusão de informações, estruturado sobre uma atuação em rede que considera as diferentes necessidades e realidades dos atores com os quais interage.
O eixo Formação é conduzido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG), juntamente com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e busca atender a demanda por capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores ligados à saúde, majoritariamente no âmbito federal. Diversos cursos de pós-graduação, nas modalidades Atualização, Aperfeiçoamento, Especialização e Mestrado são promovidos em articulação com outras unidades da Fiocruz e com parceiros externos.
Os três eixos de atuação orientam as atividades de todas as áreas da Fiocruz Brasília, tanto daquelas que integram a Coordenação de Programas e Projetos (CPP), quanto das suas Assessorias e Áreas Técnicas. Por meio da CPP, a instituição se dedica a trabalhos nos seguintes campos: Direito Sanitário; Alimentação, Nutrição e Cultura; Educação, Cultura e Saúde; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho, e Bioética e Diplomacia em Saúde.
História
A Fiocruz Brasília nasceu em 1976, quando o então vice-presidente da Fiocruz, Vinícius Fonseca, decidiu montar um escritório da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília. Época de transformações, do início da abertura política e da constituição do movimento de Reforma Sanitária, o que pedia a presença de uma instância da Fiocruz na capital.
Nessa época, o escritório recebeu o nome de Diretoria Regional de Brasília (Direb) e foi instalado na sede da Organização Pan-Americana de Saúde — Opas — (1976) e, depois, no edifício do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição – Inan – (1977), que atualmente pertence ao Ministério da Saúde.
Na década de 1980, a Fiocruz Brasília passa a chamar-se Coordenação Regional da Fiocruz (Coreb) e a efetivar parcerias estratégicas — com a UnB —, quando ocorreu a cessão do terreno para construção da sede regional da Fiocruz, e com a Assessoria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
Os anos 1990 iniciam um novo período de constituição do quadro de funcionários e de expansão das atividades, com ações regionalizadas e a formalização da representação institucional. Em 1995, ainda como Coreb, a sede da Fiocruz Brasília passa a ocupar algumas salas no Ministério da Saúde, retornando, em 1999, ao edifício do antigo Inan, na quadra 510 Norte. No decorrer da primeira década dos anos 2000, volta a ser denominada oficialmente Diretoria Regional de Brasília, adotando, mais tarde, o nome Fiocruz Brasília, seguindo a mesma estratégia das demais unidades regionais da Fiocruz.
Em junho de 2010 é inaugurado o prédio da Fiocruz Brasília no campus da Universidade de Brasília – UnB –, três anos após o lançamento da pedra fundamental, em novembro de 2007. Neste prédio, com quatro blocos independentes, funcionam a Escola Fiocruz de Governo (EFG), a UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS e diversos projetos e programas divididos em áreas de conhecimento como Direito Sanitário; Alimentação, Nutrição e Cultura; Educação, Cultura e Saúde e Saúde: Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Economia e Políticas Públicas; e Bioética e Diplomacia em Saúde.
Cada uma dessas áreas desenvolve atividades variadas, como projetos e pesquisas, cursos, eventos e publicações. Ligadas à Direção, estão a Assessoria de Comunicação Social, a Assessoria de Cooperação Internacional, a Administração, o setor de Informática, o de Planejamento, Gestão e Integração Estratégica.
A construção da Fiocruz Brasília resulta do trabalho e dedicação dos profissionais que a conduziram por diferentes períodos, como Edmilson Duarte, Antônio José de Souza Machado, Lenir Sales Duarte, Celina Roitman, Lenita Nicoletti, Marcos Mandelli, Fabíola Aguiar Nunes, Denise Oliveira e Silva, Carlos Mattos e Gerson Penna.
Acesse o site oficial: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/