Pironaridina associada ao artesunato para o tratamento de malária: evidências de eficácia e segurança
Objetivo de aprendizagem:Avaliar a eficácia e segurança do uso da pironaridina associada ao artesunato no tratamento da malária por P. falciparum e P. vivax em população adulta e infantil quando comparada ao tratamento convencional
Contexto Educacional:Qualificação Profissional
A malária é uma doença infecciosa febril aguda de distribuição mundial e no Brasil, sua magnitude está relacionada à elevada incidência da doença na região amazônica e a sua potencial gravidade clínica. Um dos principais componentes da estratégia mundial de combate à doença é o diagnóstico precoce e tratamento imediato. A eficácia da intervenção depende dos medicamentos antimaláricos acessíveis a população. A pironaridina associada ao artesunato (Pyramax), medicamento desenvolvido recentemente, parece ser o único tratamento especificamente indicado ao combate da infecção em nível sanguíneo de ambas principais estirpes da malária (P. falciparum e P. vivax). Objetivo: O objetivo deste Parecer Técnico-Científico é avaliar a eficácia e segurança do uso da pironaridina associada ao artesunato no tratamento da malária por P. falciparum e P. vivax em população adulta e infantil quando comparada ao tratamento convencional. Método: Foi estruturada uma estratégia de busca com os descritores (((“Malaria, Falciparum/therapy”[Mesh]) OR “Malaria, Vivax/therapy”[Mesh])) AND ((pyramax) OR “artesunate”[Supplementary Concept]), realizada entre setembro e outubro de 2018. As fontes utilizadas foram as bases eletrônicas MEDLINE, The Cochrane Library (Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), Cochrane Methodology Register), Science Direct, e Centre for Reviews and Dissemination, Embase e LILACS. Critérios de inclusão foram pacientes de qualquer idade e sexo com malária tratados com Pyramax que apresentem desfechos de eficácia em termos de percentual de cura e segurança com relação ao aparecimento de reações adversas. O instrumento para avaliação do risco de viés da Cochrane será utilizado na avaliação de qualidade dos estudos. Resultados: O processo de seleção dos estudos será guiado pelas diretrizes do Ministério da Saúde para Elaboração de Pareceres Técnico-científicos. Os estudos incluídos no parecer serão revisados por dois pesquisadores independentes e um terceiro revisor resolverá as discrepâncias. A extração de dados será realizada em planilha pre-pilotada para esse fim. A apresentação dos resultados será por desfecho. Planeja-se realizar uma metanálise a depender do número e qualidade metodológica dos estudos primários incluídos e do grau de heterogeneidade das estimativas de efeito dos estudos. Conclusão: Os resultados podem subsidiar tomadores de decisão quanto à incorporação ou não do novo medicamento para o tratamento da malária.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.