Série: Biodiversidade Faz Bem à Saúde - Cuidando dos Animais (vídeo 04)
Objetivo de aprendizagem:Compreender a importância dos cuidados na interação entre as espécies, evitando a contaminação por vírus, bactérias, fungos e vermes.
Contexto Educacional:Saiba mais no Guia prático Biodiversidade Faz Bem à Saúde, da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre e conheça o aplicativo SISS Geo - O sistema de informação em saúde silvestre da Fiocruz e colabore com o monitoramento da saúde dos animais silvestres e meio ambiente. Link para o Guia Prático: Biodiversidade Faz Bem à Saúde https://www.biodiversidade.ciss.fiocruz.br/sites/www.biodiversidade.ciss.fiocruz.br/files/Guia_Biodiversidade_Saude.pdf Link do Siss-Geo para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=siss.ui Link do Siss-Geo para iOS https://apps.apple.com/br/app/siss-geo/id1291912325
Público Alvo:Profissional da saúde e demais interessados
Tempo requerido para Aprendizagem:(03min 53s)
Vídeo que apresenta a importância do cuidado na interação entre as espécies, considerando que alguns microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e vermes, podem ser transmitidos entre diferentes espécies quando compartilham o mesmo espaço sem os devidos cuidados, causando problemas de saúde. Destaca que para evitar a transmissão entre animais de criação, é importante separar diferentes espécies, fazer rodízio de pastagens e manter estábulos, currais e chiqueiros limpos. Da mesma forma, é necessário tomar cuidados com a criação de aves, manter o galinheiro limpo e evitar o contato com aves migratórias. Conclui que a criação de animais silvestres pode trazer riscos à saúde humana, de animais domésticos e dos silvestres também, portanto, deve-se evitar essa prática e colaborar com o monitoramento desses animais.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.