Fiocruz no Ar- Infecção Hospitalar: desinfecção das mãos
Objetivo de aprendizagem:Compreender a importância da higiene das mãos nas instituições de saúde, com o intuito de prevenir e controlar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde, visitantes e de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes.
Contexto Educacional:Qualificação Profissional
Público Alvo:Profissionais da saúde, visitantes de doentes e demais interessados
Tempo requerido para Aprendizagem:(2min39s)
Infecções provocadas por bactérias resistentes matam cerca de 700 mil pacientes por ano, segundo dados da União Europeia para Saúde e Segurança Alimentar. Estudos apontam que este número pode chegar a 10 milhões de pessoas em 2050. Um dos principais focos das infecções provocadas por bactérias resistentes está nos hospitais. No Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) estima que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. Medidas simples podem ajudar a evitar a problema como a frequente lavagem das mãos, tanto por parte dos visitantes quanto da equipe dos profissionais de saúde. Coordenadoras: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz) e Maya Sangawa Consultora técnica: Ana Paula Assef (Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz) Podcast 01 - Resistência Microbiana – Infecção hospitalar Reportagem, Produção e Locução: Maya Sangawa Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas) Locução das vinhetas: André Accarini Trilha sonora: "Life of Riley" Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.