Guia Fique Logada
Objetivo de aprendizagem:Apoiar a formação em letramento digital oferecida pelo Projeto Logadas, oferecendo explicações simples e visuais sobre uso de computadores, segurança digital, direitos das usuárias e serviços públicos digitais; Contribuir para a multiplicação do conhecimento, permitindo que meninas formadas no curso atuem como explicadoras e apoiem a capacitação de outras mulheres da comunidade; Servir como material de consulta permanente, reforçando a retenção do aprendizado após o curso; Fortalecer a autonomia, cidadania e participação social de meninas e mulheres ao facilitar o acesso a aplicativos governamentais e serviços essenciais.
Contexto Educacional:O guia foi elaborado ao longo do desenvolvimento do Projeto Logadas, como produto educativo do ciclo formativo realizado em parceria com a ONG Redes da Maré. Sua finalização e publicação ocorreram em 2025, quando recebeu o ISBN 78-65-01-55496-9 O Guia Fique Logada combina educação crítica, linguagem simples, design acessível e tecnologia para reduzir desigualdades digitais e de gênero. Seu processo de criação — com participação ativa das próprias meninas beneficiárias — oferece instruções práticas sobre o uso de serviços públicos digitais, promovendo inclusão, autonomia e cidadania em territórios onde o acesso à informação costuma ser limitado.
Público Alvo:Meninas, mulheres e demais interessadas na formação em letramento digital do Projeto Logadas
Um PDF - O Guia Fique Logada é direcionado principalmente às meninas e mulheres moradoras das favelas, que enfrentam barreiras de acesso à tecnologia, à informação e a serviços digitais. É também um recurso para educadoras, profissionais de políticas públicas, organizações comunitárias e iniciativas que atuam com inclusão digital e equidade de gênero. Conteúdo: Ações instrumentais; Conhecendo o computador; Ligar e desligar o computador; Arrumando o computador; Tem internet disponível?; Opções de conexão; Atalhos básicos de teclado, Ações interativas, Direitos da usuária, Segurança na rede, Como se comunicar com respeito em espaços virtuais, Softwares e aplicativos (apps) governamentais, Gov.br, Meus SUS Digital, Bolsa Família, e-título, Cidadão.gov.br Carteira de Trabalho digital, Portal da Transparência, Fala.Br, Rede Mulher, Consumidor.Gov, Celular Seguro, Comunicação para organização em ambiente digital Empoderamento feminino para inclusão digital, Reflexões, Auto avaliação.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.