Mosquitozine – Vida de Mosquito
Objetivo de aprendizagem:Aproximar ludicamente os estudantes do ensino fundamental a imagens fidedignas das diferentes fases da vida dos mosquitos, insetos que realizam uma metamorfose completa.
Contexto Educacional:Diante da necessidade de sensibilizar e informar os estudantes da presença dos mosquitos “disfarçados” nas suas diferentes fases de vida, faz-se necessário conhecer mais sobre o ciclo de vida dos mosquitos mais frequentes no meio urbano. O tema é abordado de forma lúdica, utilizando ferramentas da cultura pop como os fanzines e links para fontes de informação são disponibilizados para dar autonomia, despertar a curiosidade dos estudantes e motivá-los a perceber que eles são agentes ativos do processo de mudança para um mundo mais sustentável. Consideramos que o compartilhamento de imagens de fontes de informações fidedignas poderá tornar a aprendizagem mais acessível e eficaz. Além de ajudar popularizar a ciência, a proposta espera contribuir para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), como Saúde e Bem-estar e Educação de Qualidade.
Público Alvo:Profissional da saúde, estudantes do ensino fundamental e demais interessados
A produção foi batizada de Mosquitozine por inspiração nos fanzines. Os primeiros fanzines, junção das palavras em inglês para fã e revista (fan mais magazine) surgiram no início do século XX, essas revistas amadoras produzidas por fãs contavam histórias de ficção e depois foram incorporados por outros temas como a música. Aqui a cultura de construção de fanzines foi adotada para a divulgação no ensino fundamental dos ciclos dos mosquitos mais comumente encontrados nas residências brasileiras. Aproximando o meio acadêmico da sociedade através do compartilhamento de informações produzidas em centros de estudos de excelência. Queremos contribuir para o letramento científico na escola de forma lúdica para que o saber comum tenha acesso as informações científicas. Passeamos pelas diferentes fases de vida dos mosquitos Aedes e Culex para facilitar a identificação de populações de insetos que podem agir como pragas urbanas e vetores de doenças. Este recurso cumpre o propósito de ação educacional apoiando professores para que eles tenham acesso a materiais gratuitos e sejam multiplicadores de informação de qualidade. Excetos as imagens de larvas na letra Z, que são de minha autoria, as demais imagens foram obtidas a partir do site do Centro Nacional de Doenças Infecciosas Zoonóticas e Emergentes (NCEZID), Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores (DVBD), nos quais informações adicionais também podem ser exploradas como dicas sobre como se proteger dos mosquitos e identificar seus focos. Como fonte de informação também foi utilizado o e-book "Mosquitos: bases da vigilância e controle”.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.