Jogo da estória
Objetivo de aprendizagem:Debater a inserção da mulher na ciência por meio do jogo da estória; Estimular a criatividade para inventar estórias sobre mulheres cientistas a partir de imagens sorteadas na hora
Contexto Educacional:Qualificação profissional e educacional
Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados
As trajetórias das mulheres na ciências não são simples. Vemos o sucesso da contribuição científica, mas nem sempre conhecemos os (muitos) obstáculos que tiveram que ser enfrentados. Apagamento histórico, machismo, etarismo, síndrome da impostora são só alguns destes obstáculos. Inspirado no e-book Histórias para inspirar futuras cientistas e no vídeo Mulheres na Fiocruz: Pioneiras, este jogo colaborativo convida o público a usar a criatividade para inventar estórias sobre mulheres cientistas a partir de imagens sorteadas na hora. Mas nem tudo é bom e alguns obstáculos aparecem para atrapalhar o sucesso delas. Sugestão de uso: disponha as pessoas que jogarão em círculo e dê um tema para a estória (o jogo foi pensado para debater a inserção da mulher na ciência). Distribua as cartas com as imagens aleatoriamente e peça que cada pessoa fale uma parte da estória baseada na imagem sempre com o cuidado de dar continuidade a estória. A cada 3 (ou número que julgar apropriado) falas, interrompa com uma carta desafio e peça que o grupo debata como superar o desafio, em seguida continue a dinâmica das imagens.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.