Para além de um repositório!

Sobre Instituto Oswaldo Cruz

Criado em 31/12/1899

Rio de Janeiro - RJ - BR

Criado em 1900 como uma iniciativa pioneira no país, em seus 118 anos de existência o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) diversificou suas ações e hoje constitui um complexo que gera conhecimento, produtos e serviços na área biomédica para atender as necessidades da saúde da população brasileira.

O IOC atua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e na prestação de serviços de referência para diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas e controle de vetores, amparado pela ação de comissões internas responsáveis por garantir os padrões de biossegurança, de qualidade e de gestão ambiental. O IOC também mantém coleções biológicas de importância nacional e internacional e forma cientistas e técnicos através da atuação na educação profissional e de pós-graduação.

A base de ação do Instituto são seus 72 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, dedicados ao estudo e à geração de produtos e insumos para diversas doenças. A interface mais direta do IOC junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) consiste na prestação de serviços de referência de âmbito regional, nacional e internacional. A interface com a população se dá através da assistência médica de referência em hanseníase e hepatites, da capacitação profissional oferecida nas diversas modalidades de cursos e da atualização constante de seu sítio na internet.

Acesse o site oficial: http://www.fiocruz.br/ioc


Recursos da Comunidade
Ver todos
Manejo da Leishmaniose Canina: orientações para a educação em medicina veterinária
Manejo da Leishmaniose Canina: orientações para a educação em medicina veterinária Ebook sobre a leishmaniose visceral canina tem tomado especial atenção nos últimos anos devido ao crescimento do número de casos e a expansão das áreas de transmissão,inclusive com a detecção de cães infectados no município do Rio de Janeiro. A presença de cães infectados aumenta o risco de transmissão para os seres humanos,e o controle da transmissão depende da identificação e manejo precoces dos casos caninos positivos,assim como ações ambientais e no peridomicílio para o controle de vetores. Neste sentido,a atuação dos médicos veterinários é de extrema importância já que são os profissionais de saúde que estão na linha de frente e,por isso necessitam de capacitação e informação para detecção dos casos caninos. Assim,nossa perspectiva é que o E-book e anexos associados,contribuam com a formação dos estudantes de graduação em medicina veterinária e que possam auxiliar os veterinários já formados em clínicas particulares e públicas no diagnóstico,notificação e condução dos casos positivos,desta forma auxiliando na localização de áreas de transmissão da doença e na vigilância epidemiológica. Isto torna-se ainda mais importante em áreas recentes de transmissão onde verificam-se lacunas no conhecimento da doença pelos profissionais de saúde. A informação contida no e-book,atualizada e baseada na legislação vigente,pode preencher esta lacuna,já que nele estão descritos todos os aspectos da leishmaniose visceral canina,desde o parasito,manifestações clínicas,diagnóstico diferencial com a leishmaniose tegumentar e outras doenças,notificação do caso,tratamento e eutanásia. Os aspectos legais estão discutidos também,assim como os conceitos de bem-estar animal,saúde única e profilaxia.