Para além de um repositório!

Sobre Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Criado em 01/01/2011

Rio de Janeiro - RJ - BR

Participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos governamentais. Com esta missão, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) investe na interface entre ensino, pesquisa e serviços de forma a gerar conhecimentos, produtos e inovações para a saúde pública brasileira. O objetivo é fortalecer o SUS e promover melhores condições de vida e saúde para a nossa população.

Na prática, essa missão se traduz em ações integradas de Pesquisa e Ensino, Comunicação e Informação e Gestão e Desenvolvimento Institucional, alinhadas a quatro eixos temáticos definidos pelo Plano Quadrienal da unidade para o período 2011-2014: Desafios do SUS; Ciência e Tecnologia, Saúde e Sociedade; Inovação na Gestão; e Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. Sob essa perspectiva, o Icict atua no campo da Informação e Comunicação em Saúde, uma área interdisciplinar do conhecimento, que por sua ampla abrangência e recente formação gera, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades ímpares.

Informação e Comunicação para a Saúde Pública Brasileira

Gerar conhecimentos e inovações para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionar a melhoria das condições de vida da população brasileira e democratizar a comunicação e o acesso à informação em saúde. Com esses objetivos, o Icict investe no desenvolvimento de projetos de pesquisa no campo da Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde, por meio de seus laboratórios de Comunicação e Saúde (Laces), de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) e de Informação em Saúde (LIS). Neste processo, são fundamentais as parcerias com as demais unidades da Fiocruz, órgãos do Ministério da Saúde e outras instituições brasileiras e estrangeiras.

As pesquisas desenvolvidas no Icict permitem a inserção da unidade no centro da agenda do SUS e representam uma forma de reflexão teórica sobre produção, circulação, uso e apropriação das informações em saúde. Alguns resultados são os vídeos sobre doenças negligenciadas produzidos em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a disseminação de informações pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), os sistemas de monitoramento da água e saneamento (Atlas da Água), o Observatório de Saúde na Mídia, oRegistro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) e o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), entre outros.

Acesse o site oficial: https://www.icict.fiocruz.br/


Recursos da Comunidade
Ver todos