Usuário não possui experiencia de trabalho cadastrada
Usuário não possui formação academica cadastrada
Publicações
Ver todos
Os delírios da razão: médicos,loucos e hospícios (Rio de Janeiro,1830-1930)
Os delírios da razão: médicos,loucos e hospícios (Rio de Janeiro,1830-1930) Trata das idéias e vivências da loucura presentes na cidade do Rio de Janeiro entre 1830 e 1930,período em que foi apropriada e transformada pelos alienistas em doença mental. Por meio da narrativa das várias tramas de personagens famosos por sua vesânia e aprisionados nas malhas da doença mental,a autora delineia um panorama histórico da loucura,passando pela análise das condições de enclausuramento às quais grande parte dos indivíduos suspeitos e/ou diagnosticados como doentes mentais ficariam sujeitos a partir da criação do Hospício de Pedro II. Fundamental para leigos e acadêmicos,assinala o momento em que os médicos brasileiros começariam a reivindicar para si a responsabilidade sobre a loucura,defendendo a necessidade da construção de hospícios onde os alienados mentais pudessem ser recolhidos e tratados convenientemente
Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil
Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil Rica seleção de textos e experiências sobre a questão da saúde indígena no Brasil,originários de discussão em oficina de trabalho ocorrida no V Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Curitiba,2002). Escrito por pesquisadores estudiosos das mais diferentes vertentes do assunto,traz importante e inovadora contribuição a tema que vem emergindo como de grande importância no âmbito da saúde coletiva no Brasil nos últimos anos. Oferece um amplo panorama,detalhado e atualizado,da saúde indígena no País,contemplando reflexões com base nas diversas áreas do conhecimento que compõem a saúde coletiva.
Tributo a Vênus: a luta contra a sífilis no Brasil,da passagem do século aos anos 40
Tributo a Vênus: a luta contra a sífilis no Brasil,da passagem do século aos anos 40 Eis uma obra ''boa para pensar'' como,em nossas sociedades,relacionam-se ciência,sexo e política. A excelente pesquisa do autor percorre a trama cerrada que fez da sífilis uma das mais temíveis doenças humanas. Mostra que,por quase cem anos,a luta movida contra ela articulou processos sociais complexos,envolvendo simultaneamente a cura dos doentes,a construção da nação,a salvação da raça,a disseminação social de controles estatais,a ascensão de certos grupos profissionais e,principalmente,a reforma de valores tradicionais relativos à moral sexual. Há que destacar o belo encarte de ilustrações contido no livro.
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana Busca contribuir para ampliar as fronteiras da educação no campo da saúde e o terreno discursivo no qual podem ser pensadas e desdobradas as questões referentes ao processo saúde-doença,entendido em sua dimensão singular de cada sujeito e da verdade de sua história. A contribuição primordial do texto é colocar em xeque as dicotomias ''clínica x saúde coletiva'' e ''indivíduo x sociedade'' na construção da compreensão do fenômeno saúde-doença. Considerando que a posição da psicanálise não poderia ficar de fora de um diálogo com as outras áreas do saber contemporâneo,a autora examina que apoio as contribuições originais e inovadoras de uma pedagogia freudiana podem oferecer à revitalização de um diálogo com uma prática de educação dos homens no campo da saúde
Demografia dos povos indígenas no Brasil
Demografia dos povos indígenas no Brasil Esta obra de caráter interdisciplinar reúne estudos atuais sobre a demografia indígena no Brasil. O fato de ser interdisciplinar é enriquecedor,uma vez que admite a necessidade de diálogo e correlação entre os diferentes campos do saber,como a demografia,a antropologia e a epidemiologia,que tratam de um assunto para dizer no mínimo desconhecido da maioria da população leiga: onde estão e quem são os índios do Brasil? É a partir dessa tentativa de diálogo que os autores procuraram reunir nesta obra artigos que versam sobre diferentes temas como fecundidade,comportamento reprodutivo e mortalidade de populações indígenas.