Guyra Nhandu, a Constelação da Ema
Objetivo de aprendizagem:Promover o encantamento e a curiosidade das crianças pela astronomia cultural a partir de saberes indígenas. Valorizar a diversidade cultural e os modos de leitura do céu presentes nas tradições de povos indígenas. Estimular o pensamento científico e o respeito por diferentes formas de conhecimento. Identificar a constelação Guyra Nhandu e compreender sua visibilidade no céu noturno, relacionando-a aos períodos do ano. Relacionar a constelação Guyra Nhandu à cosmologia Tupi-Guarani, entendendo como diferentes culturas explicam o céu. Reconhecer a importância dos saberes indígenas na construção de conhecimentos sobre o tempo e o espaço. Compreender como os povos indígenas utilizam elementos naturais, como constelações, para orientação e organização do cotidiano.
Contexto Educacional:Apresentar Guyra Nhandu ao público infanto juvenil como uma constelação que revela a riqueza dos saberes indígenas e estimula o olhar curioso e respeitoso das crianças sobre o universo, se conecta diretamente aos seguintes princípios da Literacia Astronômica: A astronomia é uma ciência universal, presente em todas as culturas; O céu é um patrimônio comum da humanidade e A observação do céu pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Público Alvo:Público infantil e demais interessados.
O volume 6 da coleção Culturas Estelares apresenta a constelação indígena de povos tupi-guarani ao público jovem. E permite compreender a constelação como um astroindicador relacionado aos bioindicadores do clima e do meio ambiente. E como povos indígenas conectam o céu e a terra, o passado e o presente, os saberes ancestrais e sua cultura.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.