Saúde Mental no Contexto das Emergências Climáticas
Objetivo de aprendizagem:Capacitar os ouvintes a compreender a complexa inter-relação entre saúde humana, animal e ambiental no contexto das mudanças climáticas; Compreender por meio do debate os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul; Reconhecer a importância de abordagens interdisciplinares na formulação de políticas públicas e na promoção de soluções sustentáveis para enfrentar a crise climática e seus impactos na saúde global.
Contexto Educacional:Este podcast se insere em um contexto educacional que busca democratizar o acesso ao conhecimento científico e promover a conscientização sobre questões críticas de saúde global e meio ambiente. O conteúdo é elaborado para preencher a lacuna entre a pesquisa acadêmica e a compreensão pública, oferecendo informações atualizadas e relevantes sobre a crise climática e seus impactos, apresentadas de forma clara e envolvente, contribuindo assim para o combate à desinformação e para o fortalecimento da conexão entre ciência, sociedade e políticas públicas.
Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados
Tempo requerido para Aprendizagem:(01h 19min)
O terceiro episódio do podcast "Crise Climática e Uma Só Saúde: Informação e Conhecimento" aborda o impacto das emergências climáticas na saúde mental. Os apresentadores Marcelo Frey (Rede Saúde Única) e Gustavo Buss (Rede Saúde Única/FIOCRUZ) recebem Jaqueline Assis (FIOCRUZ Brasília) e contam com a participação de Mellanie Dutra (UNISINOS). A discussão explora como eventos climáticos extremos, a exemplo das enchentes no Rio Grande do Sul, afetam a saúde mental das comunidades, podendo desencadear estresse, ansiedade e transtornos como depressão e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). O conceito de ecoansiedade também é apresentado. Os participantes debatem a vulnerabilidade de diferentes grupos populacionais, a adaptação dos serviços de saúde mental para atender a essas demandas, a preparação de profissionais, a contribuição da abordagem "Uma Só Saúde" para a saúde mental em tempos de crise, a necessidade de políticas públicas de suporte psicológico e estratégias para fortalecer a resiliência emocional das comunidades. A comunicação dos riscos climáticos, considerando os impactos na saúde mental, também é um ponto central da conversa.
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.