Hipertensão arterial: impacto do diagnóstico tardio e desafios para a detecção precoce
Objetivo de aprendizagem:Reconhecer a hipertensão como condição muitas vezes silenciosa, destacando a importância do diagnóstico precoce para evitar danos a órgãos vitais
Contexto Educacional:Ilustração desenvolvida para o curso Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e o desafio da vigilância em saúde nas regiões fronteiriças, Módulo 1 – Aula 2
Público Alvo:Profissionais de saúde e demais interessados
Ilustração em estilo cartunesco de uma mulher negra de cabelo crespo, curto e castanho-escuro, em pé dentro de uma sala. Ela veste camisa social laranja com crachá azul pendurado no pescoço. Sua mão direita está levantada com a palma voltada para cima, enquanto olha para frente. Ao fundo, a parede em tom azul-claro exibe um grande mapa preso. No canto direito inferior, há parte de uma mesa bege com monitor de computador. A personagem fala em um balão branco: “A hipertensão é sorrateira. Muitos nem sabem que a têm. E, quando descobrem, já é tarde para evitar os danos aos órgãos vitais. Eu vou procurar pelos agentes comunitários aqui na vila para entender como anda o diagnóstico precoce. Enquanto isso, você pode reunir as próximas pistas? Leia com atenção e registre tudo que parecer importante. A cada detalhe, uma peça do quebra-cabeça se encaixa”
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.