Curso Autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional
Objetivo de aprendizagem:Reconhecer os direitos à vida e à saúde como direitos essenciais da população privada de liberdade e dos trabalhadores do sistema prisional, no enfrentamento da pandemia; Entender a composição da população carcerária e a organização do sistema prisional brasileiro; Compreender o comportamento das doenças respiratórias no ambiente prisional. Reconhecer a importância das ações de vigilância para prevenção e controle de síndromes gripais e respiratórias no sistema prisional; Entender as boas práticas relacionadas à investigação de surtos epidêmicos; Entender as medidas de contenção e mitigação de um surto de Covid-19.
Contexto Educacional:Qualificação profissional
Público Alvo:Profissionais da saúde e público em geral
A população privada de liberdade (PPL) é reconhecida pela exposição a carga elevada de doenças infecciosas, como infecções por HIV, vírus da hepatite C (HCV) e tuberculose1-5. Neste contexto, a implementação de intervenções em saúde são desafiadoras e encontram inúmeros obstáculos para serem efetivas. O mundo enfrenta a pandemia da doença do novo Coronavírus (COVID-19), causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome, CoronaVirus 2 (SARS-CoV-2) e, concomitantemente, o sistema prisional enfrenta há décadas uma superlotação, com o encarceramento em condições inapropriadas e grupos populacionais mais vulneráveis da sociedade. A fim de contribuir com a redução das iniquidades nesse cenário, propomos a oferta deste Curso Autoinstrucional para o enfrentamento da COVID-19 no sistema prisional, na modalidade de educação à distância (EaD). Este curso está em oferta através do Campus Virtual Fiocruz e os arquivos e materiais do curso podem ser baixado integralmente por aqui. Imagem de capa: Glaucia Rossato/arquivo do curso Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.