Para além de um repositório!
  • Área Temática:Cultura, Sociedade e Ética
  • Tipo de conteúdo:Jogos
  • Autor(es):mariana xavier vasconcelos passos pamela real de oliveira silva tatiana almeida pádua aryella maryah couto correa soraya de oliveira da silva santos mariana conceicao de souza
  • Colaborador(es): programa mulheres e meninas na ciência da fiocruz
  • Comunidade: Instituto de Tecnologia em Fármacos
  • Nível Educacional:Capacitação/Cursos Livres
  • Idioma: Português
  • País de Origem:Brasil
  • Condições de uso: Termo de Cessão Fiocruz
  • Rede: Fiocruz
  • Data de publicação:16/11/2022
  • Publicador/Editor:Fiocruz

Compartilhar

Visualizações: 215 | Downloads: 30

Caça-palavra: Encontrando as minas líderes

Objetivo de aprendizagem:Reconhecer a necessidade do debate sobre a presença de mulheres em cargos de liderança na área acadêmica

Contexto Educacional:As mulheres são a maioria quando se fala em ciências da saúde. Segundo dados da Unesco, 70% das pessoas que são profissionais da saúde são mulheres. No entanto, esse cenário muda quando olhamos os cargos de liderança na mesma área. São muitas as explicações para que mulheres não alcancem cargos mais altos, muitas com raízes históricas que perpassam a desigualdade de direitos, falta de oportunidades e dificuldade de acesso a esses cargos. Dados recentes mostram que apenas 21% das reitorias universitárias são ocupadas por mulheres. Ao considerar institutos de pesquisa/atenção ligados ao Ministério da Saúde, dos 5 institutos ligados ao Ministério, 4 são dirigidos por mulheres, com destaque para a presidenta da Fundação Oswaldo Cruz, Dra Nísia Trindade Lima, que é a primeira mulher presidente de uma instituição que tem quase 60% da força de trabalho feminina.

Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados


As mulheres são a maioria quando se fala em ciências da saúde. Segundo dados da Unesco, 70% das pessoas que são profissionais da saúde são mulheres. No entanto, esse cenário muda quando olhamos os cargos de liderança na mesma área. São muitas as explicações para que mulheres não alcancem cargos mais altos, muitas com raízes históricas que perpassam a desigualdade de direitos, falta de oportunidades e dificuldade de acesso a esses cargos. Dados recentes mostram que apenas 21% das reitorias universitárias são ocupadas por mulheres. Ao considerar institutos de pesquisa/atenção ligados ao Ministério da Saúde, dos 5 institutos ligados ao Ministério, 4 são dirigidos por mulheres, com destaque para a presidenta da Fundação Oswaldo Cruz, Dra Nísia Trindade, que é a primeira mulher presidente de uma instituição que tem quase 60% da força de trabalho feminina. Nesta atividade inspirada em revistas de passatempo abordaremos o tema de forma lúdica através de um caça-palavras onde as e os visitantes serão convidados a ler um breve texto sobre a problemática das mulheres em cargo de liderança e buscar no painel as palavras destacadas no texto.


Baixar arquivos:

Visualizações: 215 | Downloads: 30


Rede  Fiocruz
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
0
Comentários

* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.