Determinantes sociais no cuidado em saúde: investigação e análise
Objetivo de aprendizagem:Analisar como renda, desemprego e acesso a alimentos saudáveis interferem no controle da hipertensão, favorecendo a preferência por alimentos ultraprocessados.
Contexto Educacional:Ilustração desenvolvida para o curso Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e o desafio da vigilância em saúde nas regiões fronteiriças, Módulo 2 – Aula 3
Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados
Uma Ilustração em estilo cartunesco de um homem branco, de cabelo e barba castanhos, em pé em área externa diante de um rio com casas de palafitas ao fundo. Ele veste camisa polo azul e colete azul-ciano com o símbolo do SUS, além de crachá pendurado no pescoço. Segura papéis com a mão esquerda, enquanto a direita está erguida com a palma voltada para cima. O personagem fala em um balão branco: “Precisamos investigar o que está por trás da falta de resultados no tratamento dele. Pode ser algo além do medicamento. Considerando que se trata de uma pessoa obesa, caberia investigar aspectos relacionados à baixa renda ou ao desemprego (fatores especialmente prevalentes entre pessoas obesas negras, sobretudo mulheres), bem como a possibilidade de acesso a alimentos saudáveis. Muitas vezes, alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e sódio, acabam sendo preferidos por sua maior disponibilidade e menor custo”
Baixar arquivos:
* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.