Para além de um repositório!
  • Área Temática:Ambiente, Ecologia e biodiversidade
  • Tipo de conteúdo:Livro
  • Autor(es):paulo henrique colonese joão gabriel souza da silva izabela cristina bittencourt rodrigues
  • Comunidade: Casa de Oswaldo Cruz
  • Nível Educacional:Formação Inicial e Continuada
  • Idioma: Português
  • País de Origem:Brasil
  • Condições de uso: Creative Commons CC BY-NC
  • Rede: Fiocruz
  • Data de publicação:04/09/2025

Compartilhar

Visualizações: 6 | Downloads: 8

Culturas Estelares: Ñandu, a ema branca

Objetivo de aprendizagem:Explorar o mundo natural e seus seres vivos, reconhecendo ñandu como parte da fauna brasileira e sua relação com os campos abertos. Despertar o interesse pela biodiversidade brasileira, promovendo o respeito e o cuidado com os animais e seus habitats. Estimular a curiosidade e a imaginação, por meio da leitura e da escuta de histórias sobre ñandu e seu papel no ecossistema. Reconhecer ñandu (ema) como espécie nativa dos campos abertos brasileiros, compreendendo sua importância ecológica e os riscos à sua conservação. Relacionar o modo de vida de ñandu com os biomas brasileiros, especialmente o cerrado, promovendo a valorização da diversidade ambiental. Desenvolver atitudes de respeito à natureza, por meio da leitura e discussão de histórias que abordam a vida de ñandu (ema) e os desafios ambientais.

Contexto Educacional:O livro sobre Ñandu (ema) valoriza a formação integral da criança, promovendo o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e ambientais. Ele pode ser utilizado em diferentes etapas da educação básica, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com os seguintes enfoques: Educação Ambiental e Sustentabilidade, Valorização da Biodiversidade Brasileira, Leitura e Letramento Literário, Interdisciplinaridade e Formação de Valores

Público Alvo:Adultos e crianças interessados no assunto.


O volume 5 da Coleção Culturas Estelares apresenta Ñandu, a ema terrestre, uma constelação indígena de povos do tronco linguístico tupi-guarani. O livro contribui para a construção de uma consciência ecológica desde a infância, ao apresentar Ñandu como parte da fauna brasileira e destacar sua relação com os biomas como o cerrado, pantanal e campos abertos. Ao abordar um animal nativo e pouco conhecido, o livro promove o resgate cultural e científico da fauna brasileira, incentivando o respeito à vida e à diversidade dos ecossistemas. O livro pode ser explorado como literatura infantil, promovendo o gosto pela leitura, a imaginação e a linguagem oral e escrita. Ele se insere no campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” da Educação Infantil e nas competências de letramento literário dos Anos Iniciais. A obra permite conexões entre diversas áreas do conhecimento: Ciências (estudo dos animais e seus habitats); Geografia (identificação de paisagens e biomas); Arte (fotografia, poesia, ilustrações e expressão criativa) e Português: leitura, interpretação e produção de textos. Por meio da história de Ñandu, a ema, é possível trabalhar valores como: Empatia e respeito pelos seres vivos, Cuidado com o meio ambiente e Responsabilidade coletiva.


Baixar arquivos:

Visualizações: 6 | Downloads: 8


Rede  Fiocruz
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
0
Comentários

* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.