Sobre Campus Virtual de Saúde Pública (OPAS/OMS)
CVSP - Campus Virtual de Saúde Pública
Criado em 2008
Rio de Janeiro - RJ - BR
O Campus Virtual de Saúde Pública é uma rede de indivíduos, instituições e organizações que compartilham cursos, recursos, serviços e atividades de educação, informação e gestão do conhecimento em formação, com o objectivo comum de melhorar as habilidades da força de trabalho e práticas de saúde pública, através do aproveitamento e da inovação no uso de tecnologias de informação e comunicação para a melhoria contínua no desempenho dos programas de educação permanente em saúde. Ela própria é uma ferramenta de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), rede de aprendizagem na região das Américas.
O CVSP tem sete componentes principais, que correspondem aos seus respectivos benchmarks: governança (gestão), educação, competências, tecnológicos, financeiros, comunicação e avaliação.
- Campus governança como um processo dinâmico que orienta a gestão, padrão e avalia atividades de redes educacionais de instituições, organizações e indivíduos envolvidos no CVSP para cumprir sua missão.
- Paradigmas educacionais adotadas pelo Campus, que se baseia sobre as implicações da rede de Educação e as técnicas e métodos de Educação Permanente em Saúde, que foram testados e desenvolvidos pela OPAS em coordenação com as instituições de saúde pública países da Região.
- Mapas de competências dos trabalhadores e instituições de saúde públicas que exigem a corresponder com as necessidades dos sistemas de serviços públicos de saúde para reforçar a sua oferta substantiva;
- A tecnologia da informação e comunicação (TIC), que o modelo estratégico como ferramentas valiosas são integrados para garantir a descentralização e aumento da cobertura dos processos educativos para ajudar a fortalecer a autonomia institucional e trabalho em equipe, e, finalmente;
- A garantia financeira e equipamentos através da mobilização de recursos internos e externos.
- A estratégia de comunicação visa aumentar e fortalecer a massa crítica necessária para o CVSP se tornar uma rede social para Educação em Saúde Pública, para auxiliar o desenvolvimento da RHS.
- A auto-avaliação e avaliação sistemática permite feedback e melhoria dos processos de gestão, educação e tecnologia desenvolvidas no CVSP.
Estes sete componentes e suas ações são realizadas em uma abordagem de rede que responde às necessidades dos sistemas e serviços de saúde, em correspondência com as Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP) que fazem parte do cumprimento do Millennium Objetivos de Desenvolvimento, a Agenda de Saúde para as Américas, 2008-2015 RHS Metas e Plano de Ação de Toronto.
Missão
Desenvolver através da cooperação, interação e aprendizagem em capacidades de rede de instituições e competências dos trabalhadores para manter um processo ao longo da vida que permite a melhoria contínua no desempenho das práticas de saúde pública através de um modelo de gestão que opera em uma cooperativa e descentralizada, com a participação de instituições prestadoras de serviços de saúde, controladores, conselheiros e formadores; e associações de técnicos e profissionais no mercado de trabalho na área da saúde pública nos países da Região das Américas.
Vista
O Campus Virtual de Saúde Pública é um espaço privilegiado para a rede que melhora a gestão do conhecimento e programas de educação continuada para o desenvolvimento dos recursos humanos e das instituições de saúde pública, o que contribuiu activamente para a iniciativa Saúde Pública nas Américas, através da melhoria das funções essenciais e práticas de saúde pública e, consequentemente, no cumprimento dos compromissos de saúde contidos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.