Para além de um repositório!
  • Área Temática:Comunicação da ciência e Divulgação científica
  • Tipo de conteúdo:Vídeo
  • Autor(es):suelen bastos pereira jeniffer evangelista da fonseca
  • Colaborador(es): daniele pereira de castro
  • Nível Educacional:Atualização
  • Idioma: Português
  • País de Origem:Brasil
  • Condições de uso: Termo de Cessão Fiocruz
  • Rede: Campus Virtual de Saúde Pública (OPAS/OMS)
  • Data de publicação:27/12/2022
  • Publicador/Editor:IOC Fiocruz

Compartilhar

Visualizações: 377 | Downloads: 5

Movimentos peristálticos do trato digestório do triatomíneo Rhodnius prolixus

Objetivo de aprendizagem:Conhecer a anatomia e os processos fisiológicos envolvidos na digestão de Rhodnius prolixus (vetor da doença de Chagas)

Contexto Educacional:Qualificação educacional

Público Alvo:Profissionais da saúde e demais interessados

Tempo requerido para Aprendizagem:(0min45s)


O triatomíneo Rhodnius prolixus (ordem Hemiptera) é um importante inseto modelo em pesquisa sobre interações parasito-vetor, visto sua capacidade de transmissão dos protozoários Trypanosoma cruzi e Trypanosoma rangeli. O estudo sobre a fisiologia e características morfológicas do trato digestório do triatomíneo geram novos conhecimentos que podem colaborar no desenvolvimento de ferramentas de controle vetorial ou controle do desenvolvimento do patógeno no vetor, com ênfase na prevenção da transmissão do agente causador da doença de Chagas e consequentemente diminuição de casos. No vídeo temos a dissecção do inseto R. prolixus realizada pela aluna de Mestrado Suelen Bastos Pereira, no qual podemos observar contrações que são realizados nos músculos que constituem o trato digestório, elas garantem a movimentação do alimento ao longo do sistema digestório. É possível observar as regiões do intestino médio do trato digestório: o intestino médio anterior (IMA), também conhecido como “estômago” e intestino médio posterior (IMP). O sangue ingerido pelo inseto é armazenado no IMA, onde ocorra a lise dos eritrócitos. Nessa região é possível encontrar um aumento do número de microrganismos simbiontes, como bactérias Gram-negativas que auxiliam no processo digestivo. O sangue digerido é absorvido no IMP, que possuí uma membrana perimicrovilar, responsável pela proteção a danos mecânicos, patógenos e toxinas provenientes da alimentação. Ao final do IMP, encontramos o reto ou intestino posterior, local onde ocorre a excreção de produtos provenientes do IMA e dos túbulos de Malpighi.


Baixar arquivos:

Visualizações: 377 | Downloads: 5


Rede  Campus Virtual de Saúde Pública (OPAS/OMS)
O CVSP é um espaço para desenvolver cooperação interdisciplinar no campo de formação em saúde pública. Um espaço comunicacional e de aprendizagem, resultado de uma parceria entre a OPAS e os países da região das Américas. Uma rede descentralizada de indivíduos, instituições e organizações que compartilhem cursos, recursos, serviços e atividades de educação com o objetivo comum de fortalecer as competências da força de trabalho em saúde pública. Faz uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação, e educação em saúde e espera se tornar um espaço de criatividade e inovação./n Em termos estratégicos, as ações do CVSP são orientadas, entre outros, pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, a Agenda de Saúde do Américas 2008 - 2017 e as metas regionais de Recursos Humanos para a Saúde 2008-2015.
0
Comentários

* Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.