Sobre Fiocruz Ceará
Criado em 01/01/2007
Eusébio - CE - BR
A unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará tem como objetivos principais fortalecer a atenção primária à saúde e a Estratégia da Saúde da Família; atuar na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fármacos, medicamentos, equipamentos e materiais de saúde; e realizar pesquisas científicas direcionadas à realidade ambiental e epidemiológica da região, entre outras atividades.
Desde fevereiro de 2009 a Fiocruz mantém um escritório técnico no estado, que funciona no prédio Torre Saúde do Hospital São Mateus. O núcleo promove o intercâmbio de profissionais e iniciativas para a estruturação das ações da Fundação no Ceará. O Ceará, afinal, tem relevante dimensão política e econômica, papel estratégico para o desenvolvimento regional e acumula notórias competências acadêmicas e experiências em saúde pública.
Uma das iniciativas de destaque da Fiocruz Ceará é a criação da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), em parceria com instituições de ensino e pesquisa da região, com a Secretaria Estadual e com as Secretarias Municipais de Saúde.
A nova sede da Fiocruz Ceará foi construída em um terreno de 10 hectares, cedido pelo Governo do Estado, situado no Pólo Tecnológico e Industrial da Saúde, no município de Eusébio, limítrofe com Fortaleza.
História
A Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, tem a missão de promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, e ser um agente de cidadania.
Em 2018, após intensas discussões iniciadas em Oficina de Planejamento com a Presidência e sucessivas reuniões chamadas Diálogos Estratégicos, a Fiocruz Ceará estabeleceu um arranjo institucional interno inovador. Com representantes nas diversas áreas temáticas e processos estratégicos transversais.
A Fiocruz Ceará nasce dos entendimentos entre a Fiocruz e o Estado do Ceará, realizados em 2007 e 2008. Após várias reuniões entre o Governador do Estado, o Presidente da Fiocruz, os Secretários de Saúde e de Ciência e Tecnologia do Estado, os Vice-Presidentes e Diretores de Unidades da Fiocruz, Reitores das Universidades Federal e Estaduais do Ceará, e o Secretário de Saúde de Fortaleza, foram estabelecidos dois objetivos iniciais da Unidade da Fiocruz no Ceará:
1 – Fortalecer e qualificar a Estratégia da Saúde da Família,
2 - Estimular o desenvolvimento industrial na área da saúde.
No sentido de alcançar o primeiro objetivo, foi estruturada a RENASF - Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, que iniciou a preparação do Mestrado Profissional em Rede em Saúde da Família. Em 2014 formaram-se os primeiros 94 mestres, em turmas localizadas nas Universidades Federais do Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, na Universidade Estadual do Ceará e na Universidade Vale do Acaraú. Em 2016 formaram-se mais 128 mestres, somando-se àquelas universidades, a Universidade Federal da Paraíba e do Piauí, e a Universidade Regional do Cariri. Estão sendo selecionados mais 190 alunos, para iniciarem o mestrado neste ano.
Neste ano de 2017, foi iniciada uma turma do ProfSaúde, Mestrado organizado pela Fiocruz e ABRASCO, seguindo o modelo desenvolvido pela RENASF, dirigido especialmente para médicos interessados na Saúde da Família.
O Estado do Ceará adquiriu um terreno de 70 hectares, à margem da Lagoa da Precabura, que separa Fortaleza do município de Eusébio, para desenvolver o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde. Doou 32 hectares à Fiocruz, instituição âncora do Polo, e o restante se destina a instituições e empresas que se enquadrem nos seus objetivos. O Governo do Estado está concluindo toda a infraestrutura do Polo, como as vias de comunicação, abastecimento de água e energia. A ADECE – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará criou uma Diretoria específica para estimular o desenvolvimento do Polo da Saúde.
A Fiocruz Ceará deverá se instalar no Polo no segundo semestre deste ano. Estão sendo concluídos o prédio de gestão e ensino, o prédio de laboratórios, o auditório e a infraestrutura. Estão em andamento os serviços de terraplanagem para a construção do Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais, de Biomanguinhos, que desenvolverá a produção de vacinas e biofármacos (ver maquete eletrônica).
Três grupos de pesquisadores trabalham na Fiocruz Ceará: o grupo que se dedica à Saúde da Família, outro dedicado à Saúde e Ambiente, e o terceiro à Biotecnologia.
Acesse o site oficial: https://portal.fiocruz.br/fiocruz-ceara