Para além de um repositório!

Sobre Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

Criado em 01/01/1981

Rio de Janeiro - RJ - BR

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua em áreas de ensino, de pesquisa e de tecnologias de laboratório relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. Age em estreita cooperação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com Secretarias estaduais e municipais de Saúde, entre outros parceiros.

Missão

“Contribuir para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, atuando como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária”

Visão

“Ser reconhecido como instituição pública de referência para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária”

Valores

Responsabilidade Social

Qualidade

Gestão participativa

Parcerias e Cooperação

Desenvolvimento e Capacitação de RH

Ética

Atividades

Executar ações analítico-laboratoriais previstas na legislação sanitária ou por demanda de órgãos oficiais;

Desenvolver, adequar ou implantar metodologias analíticas aplicadas à verificação da qualidade de produtos de saúde;

Promover a contínua discussão, atualização, aprimoramento e divulgação dos conceitos e metodologias em sua área de atuação;

Emitir pareceres sobre questões técnico-científicas relacionadas à Vigilância Sanitária;

Elaborar normas técnicas e procedimentos operacionais padronizados relacionados ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços;

Inspecionar e avaliar indústrias e laboratórios em conjunto com a Anvisa, as Vigilâncias Sanitárias Estaduais/Municipais e o Inmetro;

Avaliar tecnicamente e emitir pareceres sobre requerimento de registro de produtos para o Ministério da Saúde(MS);

Estabelecer e distribuir substâncias químicas e microorganismos de referência;

Promover e participar de comparações interlaboratoriais incluindo os ensaios de proficiência;

Formar e desenvolver recursos humanos através da promoção de seminários, cursos de atualização especialização, mestrado e doutorado;

Participar de comissões, comitês e grupos técnicos vinculados ao setor saúde;

Assessorar os laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária; e

Participar das discussões e da elaboração da legislação sanitária.

Estrutura

O INCQS possui uma área construída aproximada de 13.000 m², com nove blocos e mais de 200 salas, oficinas ou laboratórios distribuídos em três níveis. Neste espaço funcionam 28 setores laboratoriais, um serviço de experimentação animal, biblioteca de vigilância sanitária, setor de Informática que gerencia cerca de 200 estações de trabalho em rede, sala de treinamento com 15 terminais, auditório com equipamentos multimídia, área de lazer para funcionários, cinco salas de aula equipadas para os cursos de pós-graduação, oficinas de manutenção elétrica, mecânica e construção de dispositivos, marcenaria, almoxarifado e central de esterilização.

Os laboratórios estão distribuídos em quatro departamentos técnicos, de acordo com a área de conhecimento: Farmacologia e Toxicologia (DFT), Imunologia (DI), Microbiologia (DM) e Química (DQ). Há, ainda, o Departamento de Apoio aos Programas de Saúde (DAPS), para recebimento e armazenamento de amostras, além dos departamentos e setores administrativos, gerenciais e educacionais.

O INCQS também possui laboratórios, um setor de cultura de células, laboratório de metrologia/calibração massa, volume e temperatura, produção de materiais químicos e biológicos de referência, análise de OGM e duas salas para análise de esterilidade de produtos. O Instituto conta com equipamentos sofisticados, tais como: cromatógrafo gasoso acoplado à espectrometria de massas acoplado à espectrometria de massa (CG-EM-EM) e cromatógrafo líquido de alta eficiência acoplado à espectrometria de massas acoplada à espectrometria de massa (CL-EM-EM).

Somado à estrutura física e laboratorial, a instituição conta com a colaboração de mais de 300 funcionários, entre servidores públicos, terceirizados e bolsistas.

Sistema de Qualidade

O INCQS tem um Sistema de Gestão da Qualidade implementado de acordo com as Normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Biosegurança

O INCQS possui uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) com os objetivos de assegurar o correto gerenciamento dos resíduos gerados, segundo normas e exigências legais, e acompanhar as condições de trabalho do Instituto, apoiando e organizando eventos de promoção e prevenção da saúde de seus profissionais.

Acesse o site oficial: https://www.incqs.fiocruz.br/