Para além de um repositório!

Sobre Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Criado em 01/01/1942

Rio de Janeiro - RJ - BR

Missão

"Formar profissionais, gerar e compartilhar conhecimentos e práticas no sentido de promover o direito à saúde e a melhoria das condições de vida da população."

Visão

Consolidar e ampliar, em todas as suas áreas de atuação, o seu reconhecimento como referência para a sociedade e instituições nacionais e internacionais no campo da saúde coletiva."

Valores

Compromisso social com equidade e humanização

Transparência e democracia

Educação como processo emancipatório

Dignidade no trabalho

Respeito à diversidade e inclusão

Integridade

Sustentabilidade

Inovação

Autonomia e Cooperação

Acesse o site oficial: http://ensp.fiocruz.br/


Recursos da Comunidade
Ver todos
14/09/2012
Enchentes em Manguinhos: este problema tem solução?
16/09/2021
Comunidade ampliada de pesquisa-ação: um guia de pesquisa
Comunidade ampliada de pesquisa-ação: um guia de pesquisa O Guia de Pesquisa traduz a metodologia da Comunidade Ampliada de Pesquisa-ação - “Método CAP”, como um trabalho em espiral, fundamentada nos referenciais da Promoção Emancipatória da Saúde (PES) e da Educação Popular (EP), de base freiriana. Tem como base a experiência do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) com pesquisa-ação em favelas do Rio de Janeiro, desde 2003. O Guia, no formato de um e-book, foi elaborado a partir do diálogo com nossos principais interlocutores: moradores de favelas inseridos em processos de pesquisa ou em movimentos sociais. Traz os caminhos que o LTM vem percorrendo para a construção de conhecimento de forma compartilhada, com agentes sociais de diversos lugares, seus conhecimentos, experiências e práticas. O trabalho em espiral das CAP, estruturado com base em ciclos de comunicação - produção, circulação e apropriação de conhecimentos sobre dada temática, busca materializar uma PES, em interação com o cotidiano do território. Com este Guia de Pesquisa, pretendemos dar visibilidade ao processo coletivo de produção de conhecimentos e contribuir para promover a relação Ciência e Sociedade, missão da Fiocruz e do próprio LTM. Foi concebido, para ser compartilhado com um público ampliado, particularmente os pesquisadores de favela, que vêm se formando nos últimos anos, investindo na produção de conhecimentos, nas narrativas e nos argumentos sobre suas realidades de forma autônoma, visando ao maior fortalecimento de suas organizações e lutas coletivas.
27/09/2021
Gestão do conhecimento e comunicação de risco em saúde
Gestão do conhecimento e comunicação de risco em saúde Gestão do conhecimento e comunicação de risco em saúde por Vânia Rocha, doutora em Saúde Pública.