Para além de um repositório!

Sobre Fiocruz Rondônia

Criado em 01/01/2009

Porto Velho - RO - BR

A Fiocruz, através de iniciativas estratégicas como medida para a consolidação da Rede Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, iniciou em 2009 a instalação de um escritório técnico em Rondônia. Para isso, a Fundação Oswaldo Cruz estabeleceu uma Cooperação Técnico-Científica com o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, ligada ao Ministério da Saúde (MS).

A cooperação, formalizada por meio do convênio 102/2009, tinha como objeto a “Institucionalização da Fiocruz no Estado de Rondônia/RO/Fiocruz Noroeste: Métodos de Inovação, Controle, Diagnóstico e Desenvolvimento de Protótipos de Novos Fármacos para Malária e Leishmaniose”.

Em processo de consolidação, a Fiocruz Rondônia lidera o projeto estruturante do Polo Integrado de Saúde, em consórcio com o Ipepatro, Cepem (Centro de Pesquisa em Medicina Tropical), Unir (Universidade Federal de Rondônia), Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e Embrapa, local em que será instalada sua sede, num projeto de Oscar Niemeyer. Quando a nova edificação ficar pronta, o escritório poderá expandir seu campo de atuação em áreas estratégicas da saúde na região, como vigilância em saúde e ambiental de fronteira e educação em saúde.

A missão da Fiocruz Rondônia é gerar, difundir e induzir soluções científicas e tecnológicas em patologias tropicais. Para isso, três grandes eixos norteiam as pesquisas realizadas em 15 laboratórios e duas plataformas de serviços especializados. Principais serviços Pesquisa e desenvolvimento na atenção à saúde pública. Esse eixo envolve biotecnologia apoiada no desenvolvimento de vigilância e na prestação de serviços em saúde básica, vigilância epidemiológica associada aos grandes impactos ambientais, problemas demográficos e de fronteiras, e produtos/processos para desenvolvimento de novos fármacos ou diagnóstico. Pesquisa e desenvolvimento em tecnologia aplicada ao controle ou cura de doenças endêmicas negligenciadas, de origem parasitaria, microbiana e viral, transmitidas por vetores ou de transmissão hídrica. Geração de facilidades na formação de profissionais da saúde em todos os seus níveis de atuação (pesquisa, gestão, atendimento especializado, agentes de saúde, saúde da família etc), focadas no desenvolvimento locorregional.

Atualmente a Fiocruz Rondônia conta com quadro concursado de quinze Pesquisadores em Saúde Pública; um Especialista em C&T, Produção e Inovação; dois analistas em Gestão Pública de Saúde; quatro Tecnologistas em Saúde Pública e setenta e um colaboradores terceirizados (dados de jan/2017) aproximando as ações do escritório com as de uma unidade descentralizada. Esses profissionais, dentre eles médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos em conjunto com estudantes, da iniciação científica até a pós‐graduação, compõem o quadro completo de colaboradores da instituição.

Ensino

Em sintonia com instituições que desenvolvem atividades de ensino e pesquisa na região, como a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM) e a Embrapa, a Fiocruz Rondônia, alinhada Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, vem contribuindo para o fortalecimento das bases científicas locais visando à ampliação de formação e fixação de recursos humanos qualificados no Norte do país. Para isso, desenvolve ações relacionadas à estruturação, promoção e apoio as atividades de iniciação científica e ao ensino de pós-graduação em saúde. Além de captar e inserir alunos de graduação em CTI, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), a instituição vem formando ao longo de 12 anos mestres e doutores pelos Programas de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) e em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPGBIONORTE).

Acesse o site oficial: https://www.rondonia.fiocruz.br/